Suzuki GSX 750 “Fenix” - pela mão da Rusty Wrench Motorcycles

A casa Rusty Wrench abriu portas em 2017 apenas como oficina de motos e loja de equipamentos. Ao longo do tempo cresceu, e hoje realiza projetos fabulosos para melhor desfrutar as tiradas de motos por serras algarvias.

andardemoto.pt @ 6-3-2023 13:27:44

Atualmente a Rusty Wrench Motorcycles inclui também, além dos já referidos serviços, um estúdio de tatuagem, uma barbearia e um bar, oferecendo aos motociclistas uma experiência distinta.

A paixão pela modificação de motos à medida dos clientes esteve sempre presente no espírito da Rusty Wrench Motorcycles e a Suzuki GSX 750 ES “Fenix” de 1987 é o mais recente projeto da casa.

Esta customização em específico teve 3 objetivos designados pelo dono: dar um facelift à Suzuki; aumentar o seu desempenho; e tornar a sua condução mais segura. Ainda para mais, o estado da GSX 750 estava longe de ser bom.


A Suzuki GSX 750 teve de renascer das cinzas para voltar a andar na estrada e daí surge o seu nome, Fenix.

Na sua época, a Suzuki GSX 750 era considerada uma moto desportiva topo de gama, rápida, leve e com um vasto equipamento, tornando-se um sucesso de vendas. Mas nos tempos que correm, se compararmos os números da sua ficha técnica ao de desportivas atuais, conseguimos perceber o quanto o mundo das motos evoluiu neste sentido.

Como nos é dado a perceber pelas imagens, a Suzuki GSX 750 Fenix perdeu todas as suas carenagens originais, uma vez que se encontravam num estado lastimável, e o depósito que combina muito bem com o nome Suzuki Fenix, foi aproveitado de uma Honda CB 750.


Montada num sub-quadro modificado pela Rusty Wrench, a secção traseira da Fenix é fabricada em plástico com reforço de fibra de vidro onde está embutido um pequeno farolim LED.

Na frente, uma carenagem frontal muito aerodinâmica, com ecrã de larga dimensão e dois faróis redondos com iluminação LED, é sustentada por suportes feitos à medida, atribuindo um estilo clássico à GSX 750 Fenix.

O primeiro objetivo imposto pelo dono da Fenix está assim concluído, passamos então ao que foi feito para aumentar o desempenho e a segurança na Suzuki GSX 750.



A forquilha e os travões da frente saíram de uma Yamaha R1 e o braço oscilante com monoamortecedor e travão traseiro são originários de uma Honda CBR 600. Sem querer debilitar o seu estilo retro, a Rusty Wrench instalou ainda rodas com jantes raiadas.

O tetracilíndrico foi dignificado ao receber uns carburados com filtros de ar cónicos, coletores e ponteiras de escape, substituição de líquidos e uma boa limpeza. A fim de lhe garantir mais uns anos de bom funcionamento, toda a cablagem elétrica foi substituída e é controlada por uma unidade Motogadget.

Este projeto de customização foi finalizado com uma pintura preta e laranja. A Suzuki GSX 750 foi reerguida com uma nova aparência e ciclística, apta para fazer jus ao nome que na sua época era referencial.


andardemoto.pt @ 6-3-2023 13:27:44


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews