CFMoto poderá estar a desenvolver um motor V4

Cerca de 200 cv e um configuração em V de 4 cilindros é o que mostra o mais recente motor patenteado pela CFMoto.

andardemoto.pt @ 7-3-2023 11:03:06

A integração no mercado Europeu da CFMoto é relativamente recente mas, para cimentar a sua posição, a fabricante parece já ter grandes planos em vista.

Tal como aconteceu com a Honda ao introduzir na Europa, ainda na década de sessenta do século passado, a mítica CB750, também a CFMoto quer mostrar o seu valor ao oferecer aos motociclistas motos para todos os gostos.

A CFMoto realizou um pedido de patente para uma nova unidade motriz no qual são referidas três características: 1000 cc de capacidade; 201 cv de potência e configuração de 4 cilindros em V com refrigeração por líquido.


Mas o que salta imediatamente à vista é a extração de cerca de 200 cv de um motor V4 com uma capacidade de 1000 cc.

Na patente é partilhada uma imagem meramente ilustrativa de uma CFMoto 300SR, provavelmente para definir o estilo de plataforma em que se vai encaixar esta nova unidade motriz, não se pondo de parte que poderá também integrar um modelo naked, além do desportivo.

Mas se observarmos as imagens do motor conseguimos recolher diversas informações. Primeiro não se trata de um ângulo com 90º, talvez ande à volta dos 80º.


Retiramos também das imagens que o motor não se destina à competição, uma vez que instala árvores de cames controladas por corrente e o termostato encontra-se colocado no sistema de líquido de refrigeração, algo que normalmente não acontece em motores de competição.

Tendo em conta que nem sempre os projetos patenteados chegam a uma fase de conclusão, este motor V4 da CFMoto pode nunca integrar nenhum modelo comercializável, mas, se assim for, a CFMoto será certamente a primeira fabricante com sede na China a ter uma moto que debite cerca de 200 cv, causando desta forma uma revolução no mundo das motos desportivas semelhante à que ocorreu com as fabricantes japonesas nos anos de 1960 e 1970.

andardemoto.pt @ 7-3-2023 11:03:06


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews