Código de conduta para praticantes de motociclismo de todo-o-terreno

Pretende definir como os motociclistas que gostam de andar de moto fora de estrada devem agir perante a biodiversidade e a propriedade privada.

andardemoto.pt @ 14-3-2023 00:36:39

Elaborado a partir de uma colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a empresa Longitude 009, este código de conduta pretende definir como os motociclistas off-road devem agir perante a biodiversidade e outras situações comuns em ambiente fora de estrada.

A apresentação deste código tomou lugar nas instalações da Longitude 009 que, como organizadora de eventos de aventura, faz questão de deixar um ponto assente sobre este tema.

O código de conduta para motociclistas praticantes de todo-o-terreno é uma iniciativa para estes começarem a tomar ou reforçar certos cuidados quando decidem andar de moto fora de estrada. Agarrar na moto e avançar pela descoberta dos trilhos é fácil, mas nem sempre se pensa nas consequências que podem advir à biodiversidade.



Desta forma, a Longitude 009 e o ICNF, preocupados com os resultados que certas más práticas possam vir a ter no futuro, constituíram uma lista de 16 pontos a serem tidos em conta durante a prática do off-road, especialmente por motociclistas sozinhos ou em pequenos grupos sem a égide de grandes organizações (que ainda assim necessitam estar autorizadas a realizar tal percurso).

O apelo é simples. Há que respeitar as propriedades alheias e as espécies protegidas.

Portanto, reforçamos aqui no Andar de Moto a intenção de preservar a natureza durante a prática do off-road a fim de todos podermos no futuro continuar a poder desfrutar de passeios pelo campo, seja de moto, a pé ou de bicicleta.


RESPEITAR A NATUREZA PELA SUSTENTABILIDADE DO TODO-O-TERRENO.

* Conduza sempre por caminhos principais. Nos caminhos de terra batida deve circular a uma velocidade reduzida de forma a evitar o atropelamento de fauna. Evite single tracks e zonas sem qualquer caminho definido, pois para além da perturbação acrescida causada à fauna selvagem, destrói a vegetação e causa erosão dos solos.

* Nunca circular ao longo dos leitos dos cursos de água, pois estes são importantes refúgios da fauna selvagem, e habitats de peixes e anfíbios. Deve ser evitado o atravessamento de cursos de água, sempre que existam pontes como alternativa de passagem. A passagem nos cursos de água deve ser feita apenas nos vaus existentes (habitualmente utilizados pela população local) e apenas quando o curso de água esteja seco.

* Ao passar junto de casas, pessoas e animais, circule sempre com velocidade muito reduzida.  

* Ao passar junto a animais, procure manter sempre o maior distanciamento possível, evitando reações bruscas e ruído.

* Ande com cuidado e respeite os outros utilizadores dos caminhos onde circula, não é o único a querer usufruir a natureza.

* Respeite a propriedade privada, deixe cancelas/portões na mesma posição em que os encontrou e certifique-se que cumpre eventuais recomendações dos proprietários.  

* Certifique-se também que o barulho do escape da sua moto não é exagerado e que não perturba animais e pessoas. 

* Respeite os costumes e tradições locais e seja simpático e prestável com as populações.

* Quando os seus passeios se desenvolverem em áreas protegidas, esteja atento às disposições dos respetivos regulamentos e, em caso de dúvida, contacte os serviços 

do ICNF (geralDicnf.pt) ou desloque-se às suas estruturas de apoio (Centros de Interpretação e Polos de receção) ou aos postos de turismo locais. 

* Atente e respeite a sinalização existente dos locais por onde passa.

* Acampe apenas em locais destinados para o efeito. O campismo selvagem é proibido. Informe-se sobre os parques de campismo e caravanismo existentes. 

* Cada um é responsável pelo seu próprio lixo e deve colocá-lo nos locais apropriados e/ou trazer um saco para o poder recolher.

* Não faça lume. Nos concelhos em que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», é proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos territórios rurais ou nas vias que os delimitam ou os atravessam. Consulte o “perigo de incêndio rural”, em: https:/www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rem.pt/

* Nos concelhos com perigo «muito elevado» ou «máximo» de incêndio, é estritamente proibido circular e permanecer com veículos motorizados em zonas florestais públicas ou comunitárias.

* Sempre que detetar irregularidades contacte as autoridades.

* Em caso de eventos organizados certifique-se que a entidade organizadora está devidamente credenciada para o efeito. 

Partilhe a imagem abaixo, para que todos possamos continuar a andar de moto fora de estrada.


andardemoto.pt @ 14-3-2023 00:36:39


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews