BMW Experience Day 2023 – uma imersão no mundo BMW

Os dias 12, 13 e 14 de Maio de 2023 voltaram a ser especiais para a BMW Motorrad, pois houve lugar para mais um BMW Experience Day no Autódromo do Estoril. 

andardemoto.pt @ 22-5-2023 13:44:58 - Miguel Sá Monteiro

Os entusiastas das duas rodas tiveram a oportunidade única de experimentar a emoção e a excelência de vários modelos icónicos da marca num ambiente controlado e supervisionado. Durante o evento, os participantes foram recebidos por instrutores especializados que compartilham os seus conhecimentos e dicas sobre condução.

Além disso, o BMW Experience Day também ofereceu a oportunidade de interagir com outros entusiastas, compartilhar histórias e criar memórias duradouras. Foi uma celebração da paixão pelas 2 rodas e uma maneira de experimentar o que a BMW tem de melhor, desde a adrenalina das super desportivas S1000RR até à elegância das R1250RS e R18B.

O evento foi dividido, tal como habitualmente, em diferentes experiências aos comandos de uma moto: Experiência em pista, Off Road, How slow, Feel the turn e Scenic Ride. Para além destas experiências mais reais, também havia um simulador à disposição dos participantes.

Experiência em pista.

Esta é sem dúvida a experiência mais emocionante para todos os participantes pois não é todos os dias que se pode conduzir num autódromo. E numas condições tão privilegiadas pois o número de participantes simultaneamente em pista era muito reduzido. Para esta experiência a BMW escolheu as suas motos de 1000cc mais potentes: S1000XR, S1000R, S1000RR e a irmã mais pequena F900R. 


Nós escolhemos a mais desportiva S1000RR pois no ano passado optámos pela versão S1000R. E pudemos confirmar tudo o que já sabíamos sobre esta moto –  é adrenalina em estado puro!

Uma aceleração e velocidade balísticas, uma aderência e estabilidade fenomenais e uma travagem fora de série que nos fazem sentir um verdadeiro piloto de moto GP. Isto é ainda mais impressionante perante o forte vento que nesse dia se fazia sentir no Autódromo do Estoril.

Apesar das condições adversas, nunca a moto foi imprevisível nem a sua enorme estabilidade foi posta em causa. Uma salva de palmas para os engenheiros da BMW. 

Mas apesar de admitirmos que estamos perante um produto excepcional,  temos consciência que uma moto como esta só fará sentido para quem faça alguma utilização da mesma em pista, pois é impossível usufruir de todas estas características em estradas públicas.

Tivémos ainda a oportunidade de ver ao vivo os modelos mais desportivos da gama M, M1000RR e M1000R mas não tivemos oportunidade de experimentá-los em pista.


Scenic Ride

Durante o evento, os participantes puderam desfrutar do prazer de conduzir os vários modelos disponíveis nas estradas panorâmicas ao redor da serra de Sintra.

Nós tivemos oportunidade de experimentar as irmãs R1250 R e R1250RS. A característica mais diferenciadora entre ambas prende-se com a protecção aerodinâmica, ausente do modelo R. O que também contribui para as diferentes opções adoptadas para a secção frontal.

Enquanto a R apenas tem uma única óptica frontal semelhante à existente na S1000R, a RS adopta um estilo mais agressivo, com 2 ópticas estreitas, ao estilo do que acontece na S1000RR.

A BMW R1250RS é uma moto sport-turismo que combina o melhor dos dois mundos: equilíbrio perfeito entre desempenho desportivo e conforto para longas viagens. O seu motor boxer de 1250 cc oferece um binário poderoso, enquanto o sistema ShiftCam garante uma resposta suave em todas as faixas de rotação.

É a moto ideal para enfrentar trajectos sinuosos ou mais longos, graças ao seu conforto e à sua boa protecção aerodinâmica. E é de facto uma moto que justifica plenamente a sua sigla RS, pois possui uma inserção em curva fantástica com uma estabilidade “à prova de bala”.

A sua suspensão está muito bem trabalhada pois permite um óptimo compromisso entre desportividade e conforto, pois permite absorver a maior parte das irregularidades do asfalto. 


Para nós, este nicho de mercado onde está inserida a R1250RS faz muito sentido. Na verdade, muitos dos clientes que compram motos direccionadas para longas viagens e acabam por optar por motos de aventura, raramente as utilizam em fora de estrada. E esta moto terá sempre um cariz mais desportivo que esse tipo de motos para enfrentar belas estradas de serra. Basta atentar ao posicionamento em que a BMW insere esta moto: na gama Sport, junto à super-desportiva S1000RR. Isto diz muito sobre a excepcional qualidade desta moto. É sem dúvida uma das melhores escolhas do catálogo da BMW.

A BMW R1250R, por sua vez, é uma moto “roadster” que não nos fornece qualquer protecção aerodinâmica e que conjuga a essência dos modelos clássicos com a fiabilidade e a inovação tecnológica da BMW. Para quem quer sentir o vento na face é a melhor opção. O seu design elegante e minimalista, principalmente nesta verão triple black, combinado com o poderoso motor boxer, proporciona uma óptima experiência de condução.

Tanto a versão RS como a R possuem uma óptima posição de condução que nos permite uma postura mais direita e com os braços relaxados. Também apreciámos a sua altura ao solo mais baixa em contraposição com outra motos de aventura, que permite colocar mais facilmente ambos os pés no chão.  

Off Road

Nesta experiência os participantes são convidados a testar as suas habilidades no todo o terreno. Os monitores propõem exercícios específicos que ajudam a perceber as diferenças existentes (que são várias) para a condução em estrada:

Colocação do peso do corpo em diversas posições para melhor tracção, condução em pé, etc. Depois são efectuadas algumas voltas a um percurso idealizado pelos monitores para que possam ser testados os conhecimentos apreendidos. Para esta experiência escolhemos a mais pequena das aventureiras, a G310 GS.


Esta moto de média cilindrada é pensada para as primeiras incursões fora de estrada e para os desafios do trânsito urbano. É uma moto simples que não tem os ecrãs digitais ou o pacote tecnológico das irmãs maiores, mas isso também não é suposto neste segmento.

É uma óptima moto de iniciação pois é bastante fácil de conduzir, o seu motor de 313 cc oferece a potência necessária para enfrentar terrenos difíceis, enquanto a sua altura de assento confortável e suspensões de longo curso garantem uma condução suave, sendo bastante mais leve que as motos de cilindrada superior. 

As experiências “How slow” e “Feel the turn”, lançavam um divertido desafio aos participantes. 

Enquanto que no “How Slow” os convidados tinham de efectuar um percurso no maior tempo possível sem colocar os pés no chão, no “Feel the turn” era exactamente o oposto, num percurso de slalom e rotundas improvisadas. A primeira experiência foi feita aos comandos da eléctrica CE 04 e a segunda com os modelos G310GS e G310R. Pelo que pudemos comprovar, a moto eléctrica da bmw é uma excelente opção para o trânsito citadino pois é muito ágil e tem uma baixa altura ao solo. O binário máximo instantâneo sempre disponível também é uma enorme ajuda para todas as situações.

Em resumo, o que mais nos impressiona na BMW, para além da qualidade reconhecida das motos que produz, é a sua homogeneidade. Para alguns puristas, estas motos poderão não ter o mesmo carisma de algumas marcas transalpinas mas é dificil apontar falhas relevantes às suas motos.

Mesmo as motos de maiores dimensões são muito fáceis e dóceis de conduzir, com uma inserção em curva muito suave e neutra, que até parece que se pilotam sozinhas - desde a incontornável R1250 GS até às fantásticas motos da série K1600 e da gama R18.

andardemoto.pt @ 22-5-2023 13:44:58 - Miguel Sá Monteiro


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews