Com a KTM, a MV Agusta dá mais um passo para ressurgir das cinzas.

O futuro da mítica marca italiana está bastante mais promissor, com a intervenção da Pierer Mobility AG, levando a KTM AG a adquirir 25,1% de ações da MV Agusta Motor S.p.A

andardemoto.pt @ 2-6-2023 00:14:49

A 29 de dezembro de 2022, a MV Agusta tinha anunciado que, após decisão jurídica, todas as dívidas pendentes e todas as obrigações referentes ao Acordo de Credores tinham sido totalmente liquidadas. Finalizava assim o processo de reestruturação da MV Agusta Motor S.p.A.. 
Para tal foi fundamental o empenho da família Sardarov que através da empresa ComSar, liderada pelo próprio CEO Timur Sardarov, que assumiu o controlo da empresa há 4 anos e a sustentou financeiramente, desde o início de 2017, injetando mais de 180 milhões de euros para salvaguardar todas as práticas comerciais e operações diárias, saldar todas as dívidas com credores e garantir que a empresa desenvolvesse um plano de negócios sólido para o futuro.


Esse plano culmina agora com a recente aquisição de uma participação no capital da empresa pela PIERER Mobility AG. Assim, a KTM AG (empresa do grupo austriaco liderado por Stefan Pierer que além da KTM também detém as marcas GASGAS e Husqvarna Motorcycles) adquiriu 25,1% de ações da MV Agusta Motor S.p.A. por via do incremento do capital social da empresa.

Efectivamente, já em Setembro de 2022, a marca italiana tinha anunciado uma parceria com a PIERER Mobility AG, com a qual assinou um acordo comercial que transferia para a subsidiária norte-americana da KTM, a responsabilidade comercial e o respetivo apoio ao cliente, dos motociclos da MV Agusta.
Esta injeção de capital vai agora permitir à MV Agusta criar uma rede de distribuição própria global, que irá ter 180 concessionários até final de 2023, e que garantirá o mesmo nível premium e exclusivo por todo o mundo, proporcionando uma maior proximidade com o cliente através de um maior profissionalismo e melhor nível de serviço.

Assim, a exclusividade da MV Agusta não virá apenas da qualidade, design e sofisticação dos seus modelos, mas também através da experiência que clientes e fãs irão ter ao entrar em contato com a marca. 


Instalações MV Agusta em Schiranna frente ao lago Varese.

Instalações MV Agusta em Schiranna frente ao lago Varese.

Actualmente a MV Agusta tem uma capacidade de produção potencial de 15.000 unidades por ano, sendo cada moto fabricada à mão pelos melhores mecânicos da indústria, que têm uma verdadeira obsessão por detalhes e perfeição, e que combinam o seu amor e paixão pelo seu ofício, com o uso da mais avançada tecnologia.

Com mais de 78 anos de história e um palmarés invejável nas pistas desde o seu início, a MV Agusta é uma verdadeira lenda, também pelo fato de sempre se ter mantido fiel às suas raízes. A produção permanecerá na fábrica histórica de Schiranna, à beira do lago Varese que dispõe de àrea de mais de 130.000 metros quadrados, dos quais mais de 20.000 são cobertos.

Para melhorar a imagem da presente localização, vai entrar em curso um ambicioso plano de modernização das instalações que, uma vez concluído, irá refletir a preocupação ambiental da marca. 


A renovação irá criar modernos espaços de trabalho para todos os departamentos, desde as linhas de produção aos escritórios e gabinetes de investigação.

Além de Schiranna, a MV Agusta tem ainda outra pérola escondida, bem no coração da Itália, em San Marino, uma terra que respira paixão pelo desporto motorizado. Trata-se do CRC (Centro Ricerche Castiglioni S.r.l) que é o coração do design e da engenharia de sonho da MV Agusta, que agrupa 40 dos melhores engenheiros e designers do setor, que em conjunto utilizam as mais avançadas tecnologias para desenvolver impressionantes obras de arte sobre 2 rodas.

Timur Sardarov, que continuará a ser CEO da MV Agusta Motor S.p.A., disse: 

O futuro da MV Agusta nunca foi tão brilhante e guarda muitos momentos emocionantes para nós. A empresa está trabalhando no desenvolvimento de novos modelos que, de acordo com a situação dos respectivos mercados, verão a luz nos próximos meses e anos”.

Luca Martin, COO e membro do conselho da MV Agusta Motor S.p.A. disse: 

Na MV Agusta criamos emoções e podemos dizer que somos a marca de motociclos mais desejada e exclusiva do mundo. Com o apoio da Pierer Mobility AG, poderemos implementar estruturas comerciais e processos de fabrico que nos permitirão alcançar cada vez mais entusiastas em todo o mundo e criar uma relação única com todos eles. Queremos chamar cada um de nossos clientes pelo nome.


Ainda não está disponível qualquer informação sobre o futuro da marca no nosso país, sendo que recentemente as motos da MV Agusta chegavam a Portugal através da Ton-Up Garage, no Porto e da Benimoto, na Benedita (Alcobaça).

andardemoto.pt @ 2-6-2023 00:14:49


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews