Aprilia RS 457 - iniciação ao desporto

Uma nova moto para uma nova geração de motociclistas

andardemoto.pt @ 8-9-2023 14:46:08

A Aprilia RS 457 vai chegar a mercado, apresentando-se como a porta de entrada da marca de Noale para o mundo desportivo.

Afigurando-se como um marco histórico para a Aprilia e não apenas em termos tecnológicos, esta nova bicilíndrica é dirigida à crescente procura, sobretudo pelas camadas jovens, por motos fáceis e divertidas, mas sejam estilística e tecnologicamente inovadoras.

Anteriormente, a introdução da família RS 660, com a RS Tuono e Tuareg, expandiu o leque de clientes da marca, criando uma gama muito competitiva. Agora a Aprilia dá mais um passo em direção ao futuro com uma impressionante máquina nova, inteiramente desenvolvida em Noale, capaz de estimular os jovens e ter também um enorme potencial em novos mercados. 


A nova Aprilia posiciona-se entre as 125cc e as 660cc e completa a família RS, que inclui as poderosas V4 e as RS-GP.

A Aprilia RS 457 apresenta a melhor relação peso-potência que é possível alcançar para os motociclistas titulares de licença A2, garantindo alta manobrabilidade e equipamento tecnológico de alta qualidade. A RS 457 foi pensada para acompanhar os motociclistas enquanto estes progridem na estrada e em pista. Isto porque, nesta moto, foram desenvolvidas soluções que prometem o melhor compromisso entre desportividade e conforto.

A Aprilia RS 457 é movida por um motor bicilíndrico paralelo de última geração, com dupla árvore de cames e quatro válvulas por cilindro, refrigerado por líquido, que entrega 35kW de potência (47cv), o máximo permitido aos detentores de licença A2. O quickshifter vai estar disponível como equipamento opcional.


Para além dos impressionantes números de potência, merece destaque também o seu peso: 159kg a seco (175kg a cheio) que em conjunto conferem uma relação peso/potência simplesmente imbatível, que se traduz em performances muito elevadas.

O novo motor suporta um novo quadro, uma estrutura fabricada em alumínio que incorpora a forquilha de 41mm de diâmetro com 120mm de curso, ajustável em pré-carga e um mono-amortecedor, também ajustável em pré-carga, com um curso de 130mm.

O sistema de travagem inclui um disco de 320mm com pinças ByBre de 4 pistons na frente enquanto na traseira existe um disco de 220mm. Tudo isto é assistido por um sistema de ABS de duplo canal, com mapa de uso dual que permite a sua intervenção em ambas as rodas ou apenas na roda dianteira.


As jantes desportivas de 17 polegadas montam pneus de 110/70 na frente e 150/60 na traseira, os tamanhos perfeitos para garantirem uma excelente agilidade. O sistema Ride-by-Wire, introduzido no mercado mundial pela primeira vez pela Aprilia, faz a gestão do motor com três modos de condução e intervém na potência e no binário, e também no controlo de tração, ajustável em três níveis e desconectável.

O estilo da nova RS 457 segue as linhas lendárias da gama RS, começando na dupla ótica frontal e acabando no silenciador 2-em-1.

A iluminação full LED incorpora a assinatura estilística das superdesportivas Aprilia, enquanto que os indicadores de direção frontais estão integrados na carenagem. O painel de comandos faz uso de um elegante TFT a cores de 5 polegadas, sendo os comutadores do guiador retroiluminados.

Havendo ainda muitos pormenores técnicos por revelar, a marca italiana do grupo Piaggio também ainda não anunciou preços nem disponibilidade para este novo modelo. 

andardemoto.pt @ 8-9-2023 14:46:08


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews