Norton desenvolve projetos elétricos

Um dos produtos desenvolvidos pela Norton para os seus projetos futuros elétricos já foi apresentado.

andardemoto.pt @ 20-9-2023 17:24:45

A Norton está a trabalhar no seu futuro elétrico, em conjunto com a Cosworth, e os resultados já começaram a ser revelados.

A primeira novidade do futuro elétrico da Norton não é uma moto, mas sim uma bateria desenvolvida em parceria com a Cosworth, conhecida pelas suas preparações de veículos.

O protótipo foi apresentado ao público na exposição Cenex-LCV, em Millbrook Proving Gorund, e resume-se numa bateria de 40 células arrefecidas por imersão e representa o último passo do projeto ZEN (Zero Emission Norton) com 30 meses.


No entanto, para obter resultados a Norton parou a produção da linha de motores bicilíndricos paralelos Atlas, para se focar em investigar mais a fundo a eletrificação, movendo fundos monetários, tempo e recursos humanos para essa temática. O Chefe Comercial da Norton, Christian Gladwell, afirma que este não é um projeto como os outros: "Não queremos fazer uma moto eléctrica, queremos criar uma experiência completamente nova com o transporte elétrico".

Este primeiro conceito de bateria, concretizado com a colaboração de Cosworth, HiSpeed, Formaplex, M&I Materials, Indra Renewables e da Universidade de Warwick pretende ser a base de lançamento para a construção de uma fábrica de baterias britânica para motos elétricas, dinamizando assim este sector.

Os próximos passos do programa ZEN incluem o desenvolvimento de uma bateria moldável, com a ajuda do conhecimento da Formaplex, e a tecnologia MIVOLT para uma eficiente refrigeração por imersão das baterias.

andardemoto.pt @ 20-9-2023 17:24:45


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews