Ducati reforça o compromisso com a segurança
Durante o Connected Motorcycle Consortium (CMC) a Ducati voltou a reafirmar o seu empenho na segurança rodoviária.
andardemoto.pt @ 25-9-2023 19:09:30
A Ducati aposta na segurança dos motociclistas ao redor do mundo e provou-o recentemente ao participar num evento que se realizou no circuito de Lausitzring, na Alemanha, promovido pelo Connected Motorcycle Consortium (CMC), a fim de mostrar como a conectividade entre as motos e os carros pode melhorar significativamente a segurança.
O CMC é uma associação internacional, fundada em 2016, que reúne várias marcas de motos com o objetivo de integrar as mesmas na “mobilidade conectada”, visando melhorar a segurança dos motociclistas.
A Ducati decidiu trabalhar em colaboração com a Lamborghini, parte do grupo Audi, para demonstrar a eficácia de sistemas de comunicação em três cenários de acidentes críticos.
O objetivo é aumentar a segurança nas situações em que a moto fica “invisível” para os carros que se aproximam, ou quando o motociclista não consegue ver o que está à frente do veículo que o precede. Em ambos os casos, a comunicação entre veículos, combinada com sensores a bordo, pode contribuir para a redução de acidentes.
A tecnologia desenvolvida pela Ducati foi feita em parceria com fornecedores, incluindo Bertrandt para hardware e Nfiniity para sistema operacional e algoritmos. O protótipo inclui um display adicional na moto para alertar o motociclista sobre perigos.
No caso da tecnologia IMA (Intersection Movement Assist), o foco é virado para as situações em que a moto ao se aproximar de uma interseção com visibilidade limitada ao mesmo tempo que um carro se aproxima da mesma interseção pela via perpendicular à qual circula a moto. Para tornar essa situação ainda mais desafiadora, a Ducati deliberadamente inseriu um obstáculo fixo que bloqueia completamente a visão da moto, tanto para o automobilista como para os sistemas de assistência do veículo. Mesmo assim, o carro exibe um sinal de alerta no painel, indicando a presença da moto, sugerindo extrema cautela na aproximação da interseção.
No caso do LTA (Left Turn Assist), a situação recria uma interseção onde tanto a moto quanto o carro viajam na mesma via, mas em direções opostas, e o carro vai fazer uma curva à esquerda. Nessa circunstância, a moto é menos visível do que um carro, mesmo para os sistemas auxiliares do veículo, o que aumenta o risco de não ser percebida pelo automobilista que se aproxima. Nesse caso, assim que o condutor do carro ativa o indicador de mudança de direção ao se aproximar da interseção, aparece um aviso de perigo no display da moto.
Quanto ao DNPW (Do Not Pass Warning), este aplica-se quando o motociclista está numa fila de trânsito e deseja ultrapassar um veículo longo na sua frente. No entanto, o veículo longo tem um carro à sua frente que deseja fazer uma curva à esquerda, situação que não é visível para o motociclista. Neste caso o sistema emite também um alerta para o motociclista assim que detecta que o carro ou a moto ativaram o indicador de mudança de direção.
Pode ver estes sistemas de mobilidade conectada em ação através do vídeo criado da parceria entre a Ducati e Lamborghini, onde é utilizada uma Ducati Multistrada e o SUV Urus.
andardemoto.pt @ 25-9-2023 19:09:30
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