Ducati Superquadro Mono - Monocilíndrico possante

Virão os modelos com unidade motriz monocilíndrica voltar ao seu auge novamente depois da revelação do motor Superquadro Mono da Ducati?

andardemoto.pt @ 27-10-2023 10:46:28

A fabricante de Borgo Panigale anunciou o lançamento deste motor revolucionário 30 anos após o lendário Supermono 550. A Ducati volta assim a produzir um motor monocilíndrico, batizando-o de Superquadro Mono, com uma capacidade de 659 cc capaz de produzir 77.5 cv de potência às 9.750 rpm, que se podem tornar em 84,5 cv com o escape de competição, a uma rotação máxima de 10.250 rpm.

Este motor deriva da unidade motriz bicilíndrica utilizada na Panigale 1299, e por isso herda características como o pistão de 116 mm de diâmetro, a câmara de combustão e as válvulas de admissão em titânio e as de escape em aço, além da famosa distribuição desmodrómica.


Com um curso extremamente curto de 62.4 mm, o motor Superquadro Mono apresenta uma relação diâmetro/curso de 1.86, um valor recorde na categoria dos motores monocilíndricos de estrada. Além da sua impressionante performance, o Superquadro Mono destaca-se pelos intervalos de manutenção: 30.000 km para verificação e eventual ajuste da folga das válvulas, um marco entre os motores monocilíndricos. 

Além das especificações impressionantes, o monocilíndrico Superquadro Mono apresenta soluções técnicas e materiais refinados para alcançar o equilíbrio perfeito entre performance e leveza. O pistão, por exemplo, possui um desenho "box in box" para reduzir a fricção entre componentes, enquanto o sistema Desmodrómico permite velocidades de rotação extremamente elevadas. 


Com um binário máximo de 63 Nm às 8.050 rpm, este motor proporciona uma entrega de potência linear, respeitando os limites da homologação Euro 5. Com o escape Termignoni, o Superquadro Mono atinge uma potência máxima de 84,5 cv às 9.500 rpm. 

Está previsto que este motor será utilizado em motos Ducati desenvolvidas para os motociclistas detentores da carta A2, numa versão limitada, e será apresentado como a estrela do quinto episódio da Ducati World Première 2024, no dia 2 de novembro.


andardemoto.pt @ 27-10-2023 10:46:28


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews