Nova KTM 990 Duke - 30 anos da naked austríaca

A 990 Duke aponta diretamente ao cobiçado segmento de motos Naked com 1000 cc. 

andardemoto.pt @ 9-11-2023 15:33:57

Em 2024, o modelo naked Duke celebra 30 anos, e a KTM 990 Duke deixa as suas intenções bem claras. Além de um motor potente, um quadro completamente novo e um braço oscilante redesenhado, isto sem mencionar a ergonomia e a tecnologia também atualizadas, compete agora com motos de maior capacidade.

O novo design parece conter uma energia extrema pronta para ser solta, e conta com duas opções de cores: Preto ou Laranja Elétrico (que evoca a celebração dos 30 anos da Duke). 

À primeira vista, além do design musculoso, encontra-se um novo farol minimalista com iluminação LED, sendo esta uma característica marcante da KTM 990 Duke. 

Desenvolvido a partir de diferentes materiais, o novo design do farol dianteiro garante uma ampla iluminação em todas as condições de estrada. As luzes de posição e luzes de circulação diurna estão localizadas no perfil do farol, que também se ajusta automaticamente em intensidade de acordo com as condições de luz ambiente, graças a um sensor de luz integrado no painel de instrumentos. 


Além disso, a KTM 990 Duke está equipada com a função de luz “Coming Home” de série, a qual mantém o farol aceso após a ignição ser desligada, oferecendo aos motociclistas alguns segundos de luz para abrir portas ou para melhor visibilidade na garagem e na rua. 

A potência é proporcionada por uma versão dramaticamente atualizada do motor LC8c encontrado na KTM 890 Duke R. Com uns impressionantes 947 cc, o coração da KTM 990 Duke recebe novos pistões, cambota e bielas, produzindo uns substanciais 123 cv de potência máxima e 103 Nm de binário, com o peso total do conjunto à cifrar-se em apenas 179 kg. 

A KTM 990 Duke herda o seu ADN da longa linhagem de modelos DUKE que a antecederam, mas acrescenta mais vitalidade e agressividade. É orientada para o desempenho e por isso foi projetada com base num quadro leve e ágil.


No estilo típico da Duke, um quadro com estrutura em treliça e um novo braço oscilante unem-se para trabalhar em conjunto com a forquilha WP APEX de 43 mm, que pode ser ajustada facilmente em 5 níveis, tanto na compressão como na extensão. Na traseira, o monoamortecedor WP APEX pode ser também regulado em 5 níveis diferentes de compressão e ainda permite o ajuste manual da pré-carga da mola. 

Aos comandos da 990 Duke, o motociclista é brindado por um painel de instrumentos de 5 polegadas, resistente a arranhões, que fornece todas as informações necessárias à condução. O painel é gerido por um menu que permite navegar e configurar as várias funcionalidades da KTM 990 Duke. Inclui ainda uma nova função que exibe o ângulo de inclinação, um Modo TRACK opcional completo com cronômetro de voltas e estatísticas de telemetria. Uma tomada USB-C também foi adicionada para carregar dispositivos eletrónicos. 

Uma gama completa de KTM PowerParts e KTM PowerWear especialmente desenvolvidos para a nova 990 Duke está disponível para os motociclistas personalizarem as suas motos.

No entanto o seu preço e disponibilidade ainda não foram divulgados.


andardemoto.pt @ 9-11-2023 15:33:57


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews