Estátua a Paulo Gonçalves

Inaugurada em Esposende

A escultura de homenagem ao antigo piloto de TT Paulo Gonçalves foi ontem inaugurada em Esposende, com a presença de muitos que apoiaram a sua realização.

andardemoto.pt @ 12-2-2024 10:26:43

Há algum tempo, realizou-se uma subscrição pública diferente, amplamente divulgada: Em vez de dinheiro, pediam-se peças usadas de moto para construir uma estátua em homenagem a Paulo Gonçalves na sua terra natal de Esposende.

Agora, a estátua acabada foi revelada ao público num clima de emoção, recordando o legado que o desportista nortenho, que faleceu num trágico acidente na 42ª edição do Rali Dakar em 2020, deixou ao concelho e ao país.

A obra de arte é composta por mais de 27.600 peças mecânicas recicladas, e atinge mais de cinco metros de altura, retratando o piloto numa moto, com a roda da frente levantada.


É uma homenagem justa a um homem que, depois de ganhar tudo que havia para ganhar em Portugal no MX, Enduro e TT, se dedicou aos ralis internacionais, nomeadamente o  Dakar, atingindo o estatuto de piloto oficial e sendo protagonista de várias etapas.

“Foi uma perda muito grande, pois o Paulo [Gonçalves], além de ser um motociclista de excelência, tinha também um grande significado para a nossa comunidade, por se envolver em vários projetos sociais, desportivos e ambientais”, comentou Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esposende.

Personalidades do meio, como os ex-pilotos da velocidade Alex Laranjeira, que ajudou a divulgar a procura de materiais para a estátua, José Pereira, e muito outros, marcaram presença num novo parque urbano construído pela autarquia na parte nascente da cidade, junto à Estrada Nacional 13, também batizado com o nome do piloto natural da freguesia de Gemeses.

andardemoto.pt @ 12-2-2024 10:26:43


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews