FSD 59 - Uma proposta de moto revolucionária

Apresentada na Feira Internacional de Genebra, pela prestigiada casa de design global Frank Stephenson Design, a FSD 59 é um protótipo futurista que combina tecnologia avançada, elementos de design radicais e funcionalidade incomparável. 

andardemoto.pt @ 4-3-2024 10:12:13


A Frank Stephenson Design (FSD), empresa do ex-designer da Ferrari, apresentou o conceito de moto futurista FSD 59, que se destaca imediatamente pela sua aparência. 

Com a carenagem única, elevando-se acima do guiador e continuando até à frente do assento, a moto chama a atenção pelas suas linhas arrojadas. Existem peças transparentes, removiveis, na parte superior da carenagem, passando sobre o 'depósito', e a FSD afirma que o design é "um design aerodinâmico puro que minimiza a resistência ao ar e maximiza a velocidade", embora nao seja visivel como exatamente o motociclista se encaixa nesse pacote aerodinâmico pois nenhum dos desenhos inclui o mesmo. 

Apesar da sua aparência claramente desportiva, a FSD afirma que a moto proporciona personalização para que os potenciais pilotos possam alterar a ergonomia para atender às necessidades, através de um assento ajustável e guiador pedais e ângulo do ecrã defletor também ajustáveis.


Como seria de esperar de algo que se propõe a ser 'futurista', este protótipos conta com uma motorização elétrica. A bateria é projetada para fazer parte do quadro, numa filosofia que pretende que a moto seja "leve e ágil". 

Embora já tenhamos visto muitos conceitos de motos elétricas antes, a inclusão de realidade aumentada (AR) no seu ecrã de visualização frontal (HUD) é algo novo, pelo menos para motos, embora a sua funcionalidade na FSD 59 não esteja detalhada. 

A FSD assegura, no entanto, que a moto "não é apenas um conceito, mas um protótipo realista que tem aplicações no mundo real". 

A FSD 59 está em exposição ao público no Salão Automóvel de Genebra, que decorre até 3 de março de 2024. 


Frank Stephenson, Fundador e Diretor Criativo do Frank Stephenson Design, afirmou: "A nossa equipa tem trabalhado arduamente nos bastidores para apresentar este projecto ao mundo e estamos muito entusiasmados em o compartilhar. Esperamos anunciar mais novidades sobre o mesmo no futuro." 

Stephenson é talvez mais conhecido como ex-designer de carros da Ferrari, onde trabalhou no supercarro Ferrari F430. Projetou ainda o Maserati MC12 (que basicamente era um Ferrari Enzo renomeado e construído como uma espécie de edição especial de homologação para competição na classe GT1).

Stephenson também esteve envolvido no projeto do McLaren P1.


andardemoto.pt @ 4-3-2024 10:12:13


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews