Adeus, Harris Performance

Firma deixa de abrir ao público

A Harris Performance, especialistas de quadros e fabricante de motos desportivas criada pelos irmãos Lester e Steve Harris e Steve Bayford no início dos anos 70, foi absorvida pela Eicher Motors, o proprietário indiano da Royal Enfield, que decidiu fechar as instalações de Hertford e tornar os seus serviços exclusivos.

andardemoto.pt @ 9-3-2024 19:12:12 - Paulo Araújo

Isto significa que a experiência no fabrico de quadros e chassis deixará de estar disponível para clientes externos, com a empresa a mudar das instalações de Hertford e a trabalhar em exclusivo para os novos donos.

Vale a pena lembrar que, a dada altura, a Harris foi licenciada pela Yamaha para fabricar motos de Grande Prémio com o seu motor da YZR500 para ajudar a encher as grelhas nos anos noventa, em paralelo com a ROC de Serge Rosset em França.

A Eicher comprou a Harris Performance em 2015 pela sua experiência em chassis e trabalho de prototipagem, que era realizado na base de Hertford, que tinha sido a fonte de tantas motos de corrida e desportivas ao longo dos anos, incluindo a Harris Magnum derivada de máquinas de resistência e motos de MotoGP para muitas das estrelas.

Uma nova e mais extensa instalação será construída no Centro de Tecnologia da Royal Enfield no Reino Unido, em Bruntingthorpe, Leicestershire.


Simon Warburton, diretor de gestão de programas da Royal Enfield, afirmou: "Posso confirmar que não vamos encerrar a Harris Performance, mas vamos transferir as operações de Hertford para as nossas instalações de Bruntingthorpe, para estarmos mais perto da equipa de conceção e desenvolvimento. O que vai parar é o envolvimento da Harris com clientes 'externos' - a partir de agora, trata-se apenas do nosso próprio desenvolvimento de produtos."

Num anúncio oficial, a fábrica sediada na Índia comentou: "O nosso Centro de Tecnologia do Reino Unido, (…) tem sido fundamental na conceção e desenvolvimento dos motociclos mais vendidos a nível mundial, tornando a Royal Enfield líder mundial no segmento de peso médio e uma das marcas de topo no mercado mundial de motociclos premium.

“Com vista a melhorar ainda mais as nossas capacidades e a criar mais sinergias na nossa abordagem, (…) vamos expandir a nossa presença em Bruntingthorpe, investindo numa nova instalação construída para o efeito na GB (…).”

“Durante os próximos seis meses, iremos transferir todas as operações para Bruntingthorpe".

A imagem mostra os primeiros dias das oficinas da Harris Performance, e o falecido Steve Harris com o irmão Lester com um chassis Magnum mais recente ao lado.


andardemoto.pt @ 9-3-2024 19:12:12 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews