Triumph Rocket 3 Storm R e GT - Mais “rocket” que nunca

Um dos indiscutíveis ícones do motociclismo, a Triumph Rocket 3, foi alvo de melhorias para o ano de 2024 e está ainda mais forte, leve e estilosa.

andardemoto.pt @ 19-3-2024 12:00:00

Lançada pela primeira vez em 2004, quando equipava a unidade motriz de 2300cc, a Triumph Rocket tem vindo a afirmar-se como a moto com mais capacidade cúbica de motor alguma vez colocada numa moto de produção.

A sua última versão, apresentada em 2019, beneficiava do já conhecido motor T-Plane de 3 cilindros em linha com uma capacidade de 2500cc, uma impressionante moto com presença musculosa e potencia incomparável. Esta revelou um sucesso com mais de 18.000 unidades vendidas por todo o mundo até à data de hoje.

Para o ano de 2024 a Triumph Rocket celebra 20 anos de existência e nada melhor que uma operação de rejuvenescimento para comemorar a data.

Além do novo nome Rocket 3 Storm R e GT, o avantajado motor viu a sua capacidade aumentar para 2.458cc e ganhou 15 cv de potência máxima, entregando agora uma potência de 182 cv às 7.000rpm. O binário também foi aumentado em 4 Nm, atingindo um novo pico de 225 Nm às 4.000rpm. A curva de binário está mais plana e rica, com o valor máximo a ser entregue em toda a faixa de média rotação, proporcionando uma aceleração explosiva e resposta sem esforço em qualquer velocidade.

A segunda grande novidade da nova Triumph Rocket 3 são as rodas de 16 polegadas na traseira e 17 polegadas na dianteira que foram atualizadas com um design de alumínio fundido de dez raios, mais desportivo, reduzindo consequentemente a massa não suspensa. Esta redução de 1 Kg em cada jante tem um impacto positivo na resposta da direção em movimento, melhorando ainda mais a agilidade da Rocket.

Também o robusto e leve quadro de alumínio, introduzido pela primeira vez em 2019, utiliza elementos fundidos e forjados para uma excepcional relação peso-potência. 


Outra inovação que surgiu face ao sucesso de vendas das recentes edições especiais da Rocket que apresentavam componentes escurecidos, os novos modelos Rocket 3 Storm e GT apresentam agora um esquema de cores sombrio e melancólico e um nível impecável de detalhe e qualidade. O grande depósito de 18 litros apresenta o novo nome Storm, e cada modelo tem três opções de cores distintas em duas tonalidades. O R está disponível em Vermelho Carnaval com Preto Safira, Azul Pacífico acetinado com Preto Safira mate e Preto Safira com Granito. A versão GT está disponível nas mesmas cores, mas a divisão destas no depósito é invertida, proporcionando um visual distintivo e de alto impacto e uma escolha de cores consistente em ambos os modelos. 

A Rocket 3 Storm vem também com acabamentos pretos de alta qualidade um pouco por toda a moto, desde a tampa de admissão revestida a pó até aos coletores de escape hidroformados. Os materiais utilizados em toda a Rocket 3 Storm foram cuidadosamente escolhidos com uma atenção aos detalhes inigualável, para oferecer uma atitude sombria. 

Com as normas de emissões Europeias cada vez mais restritas é dificil crer como é possível produzir uma moto com tanta cilindrada, mas a verdade é que a nova Triumph Rocket 3 Storm cumpre com as mais recentes diretivas Euro 5+ apresentando refrigeração por líquido que lhe confere uma excelente eficiência de combustível. 

Aproveitando o impressionante desempenho da Rocket para oferecer uma condução controlada e obediente, está um amortecedor traseiro Showa monoshock RSU e um reservatório piggy-back, totalmente ajustável em extensão, compressão e pré-carga da mola. A forquilha Showa de 47mm, é igualmente ajustável em extensão e compressão. 

A excepcional potência de travagem é fornecida por pinças radiais Brembo Stylema com dois discos de 320mm. Estas pinças leves, compactas e de alto desempenho oferecem um grande fluxo de ar para refrigeração das pastilhas durante uma condução animada. A pinça traseira radial monobloco Brembo M4.32 de 4 pistões e o disco traseiro de 300mm são maiores e mais potentes do que o sistema de travagem dianteiro de muitas motos. A Rocket 3 Storm mantém a funcionalidade de ABS em curva. 

Cada Rocket 3 Storm oferece uma sensação e personalidade distintas, devido a diferenças-chave na sua ergonomia. A posição das pernas do motociclista e a colocação da altura do guiador da Rocket Storm R foram projetadas para fornecer um controlo ótimo, criando uma condução relaxada e envolvente. Enquanto na versão GT as pernas têm uma posição ligeiramente mais avançada, colocando o motociclista numa posição de condução mais vertical. 


Cada modelo também recebe uma configuração de assento dedicada, cada um com acabamentos de premium em alumínio fundido pintado de preto. A Rocket 3 Storm R possui assento para condutor e passageiro estilo roadster com uma altura ao solo de 773mm, oferecendo conforto, confiança em baixa velocidade e grande manobrabilidade. A Rocket 3 Storm GT possui um assento para condutor mais envolvente e um assento para passageiro mais generosamente acolchoado com um encosto ajustável. A altura do assento ao solo para da GT é de apenas 750mm.

A maior diferença entre os dois modelos está mesmo nas posições dos pedais. A versão R tem as peseiras mais recuadas, com dois ajustes que oferecem 15mm de ajuste vertical, para atender a todos os tamanhos de motociclistas, proporcionando uma posição de condução natural e desportiva. A Storm GT possui os pousa-pés mais para a frente, proporcionando uma sensação de cruiser relaxada, com três configurações de posição horizontal oferecendo 50mm de ajuste, para fornecer a posição mais confortável para viagens longas. Ambos os modelos R e GT têm apoios de pé de passageiro retráteis inovadores, discretos e escurecidos. 

Amplificando a postura e atitude agressivas das novas Rocket 3, ambas têm faróis de LED duplos com o triângulo da marca Triumph e luzes de circulação diurna (DRL), que oferecem uma assinatura luminosa realmente distinta. 

Quanto à tecnologia, as novas Rocket 3 vêm carregadas das mais recentes inovações. Do ABS sensível ao ângulo de inclinação e controlo de tração a mapas de aceleração comutáveis e Cruise Control intuitivo, a tecnologia focada no motociclista permite que estes explorem com confiança o potencial de desempenho da Rocket 3 Storm. 

O ride-by-wire melhora a condução, segurança e controlo, enquanto a caixa de velocidades de alto desempenho da Rocket é projetada com engrenagens helicoidais para transmitir suavemente  o enorme binário para a roda traseira. 

A embraiagem assistida ajuda os motociclistas a trocar de mudana para cima e para baixo na caixa de seis velocidades com suavidade, enquanto um Quickshifter está disponível como acessório para ambos os modelos. 

Existe ainda a ajuda “Hill Hold”, que impede a moto de recuar numa subida ao aplicar o travão traseiro até detectar que a moto se começa a mover, e os quatro modos de condução (“Road”, Rain, “Sport” e  “Rider”) que ajustam o mapa de aceleração e as configurações de controle de tração consoante as preferências do motociclista. 


Ambos os modelos apresentam um painel de instrumentos TFT colorido comandado por um  joystick retroiluminado de cinco vias. Este tem um design minimalista com dois temas de design de layout de informações, e possui ajuste de ângulo para visibilidade ideal à estatura de qualquer motociclista. É ainda possível personalizar a mensagem da tela inicial com seu nome. 

Por último e para adicionar segurança e praticidade, as Rocket 3 Storm possuem sistema Keyless e para carregar os dispositivos eletrónicos há uma tomada de carregamento USB em um compartimento dedicado sob o banco, onde os estes podem ser mantidos seguros e secos enquanto recarregam baterias.

Com mais de 50 Acessórios Originais Triumph para adicionar conforto, versatilidade, estilo e segurança, os motociclistas podem personalizar a sua Rocket 3 Storm para a tornar verdadeiramente exclusiva. Existe a possibilidade de escolher entre os pousa-pés da R e GT independentemente da versão escolhida, assentos com ergonomia personalizada, tecnologia plug and play para maior conveniência, equipamento para personalizar a aparência e soluções de bagagem para viagens mais longas. 

Todos os acessórios são projetados e fabricados com os mesmos padrões exigentes Triumph, contendo a mesma garantia de dois anos sem limite de quilometragem das motos em si.


andardemoto.pt @ 19-3-2024 12:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews