MBP Moto anuncia a aquisição da histórica marca Morbidelli

Fundada em 2021 pelo Grupo Keeway, a MBP Moto pretende com esta aquisição “redefinir os contornos da excelência em motociclismo e fascinar motociclistas de todo o mundo”

andardemoto.pt @ 25-4-2024 11:51:05

A MBP Moto acaba de anunciar a aquisição da lendária marca Morbidelli. A iniciativa marca um novo capítulo na história da MBP Moto, que pretende assim combinar o design e a tecnologia de ponta da MBP Moto com o extraordinário património desportivo e imagem da Morbidelli. 

A fusão entre as duas marcas visa congregar inovação, mestria, paixão e estilo italiano, os quatro pilares sobre os quais a nova marca nasceu e que pretendem caracterizar os seus produtos.


Dante Bustos, CMO do Grupo Keeway declarou: 

Esta aquisição é um testemunho das aspirações da MBP Moto pela excelência. Estamos entusiasmados em receber na nossa família uma marca premium histórica como a Morbidelli. Isso irá permitir-nos juntar o legado de competição e mestria do Made in Italy com nossa visão de futuro do motociclismo.
A nossa paixão por inovação, combinada com a rica herança da Morbidelli, levará à criação de motos com uma combinação inigualável de desempenho, design e história.
O slogan da Morbidelli MBP "Beyond the Ride" destaca a filosofia da marca que pretende proporcionar aos motociclistas não apenas uma experiência de pilotagem, mas acima de tudo de viagem, na qual a estrada e a moto são as pontes que unem pessoas e horizontes em nome da paixão, aventura e liberdade”.


A gama Morbidelli será composta por motos de estrada e crossover de cilindradas entre os 125 e os 1000 cc, e scooters entre os 125 e os 500 cc. Os primeiros lançamentos serão destinados à Europa, Estados Unidos e China, e serão expandidos a todos os países onde o Grupo Keeway está presente. O portfólio de produtos também incluirá uma gama inicial de motos e scooters elétricas que irão chegar ao mercado no primeiro semestre de 2025.

A marca já tem definidos investimentos e uma estratégia a longo prazo.

Para tal, o "Centro Stile Morbidelli" e um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento serão criados em Bolonha, para explorar novas tecnologias e materiais, melhorando o design, o desempenho e a excelência do motociclismo italiano.


Giancarlo Morbidelli (à direita) com Graziano Rossi, pai de Valentino’s Rossi

Giancarlo Morbidelli (à direita) com Graziano Rossi, pai de Valentino’s Rossi

A história da Morbidelli começa com Giancarlo Morbidelli, um génio mecânico, um brilhante empresário e, mais tarde, uma lenda das duas rodas.

Nascido em Pesaro em 1934, criou uma empresa a partir do zero, que em apenas 15 anos teve tanto sucesso que exportou os seus produtos para todo o mundo.

Apesar de focado na produção industrial de máquinas-ferramenta para trabalhar madeira, a sua verdadeira paixão eram as motos, particularmente as de corrida e, sendo um visionário, conseguiu construir, em poucos anos, motos de Grande Prémio a partir de uma pequena oficina. Foi em 1968 que a marca Morbidelli nasceu.


A primeira moto foi uma GP de 50 cc. No entanto a primeira vitória da marca remonta a 1971, pelas mãos de Gilberto Parlotti, no Grande Prémio da Checoslováquia, aos comandos de uma 125.

Em 1975, a Morbidelli ganhou o Campeonato Mundial de Fabricantes e Pilotos da classe 125, com Paolo Pileri. Entre 1975 e 77, o pequeno fabricante conquistou um total de 7 títulos mundiais, entre Pilotos e Construtores, incluindo o da classe 250 em 1977 através do piloto Mario Lega.

Em 1979 foi a sua estreia na classe principal, com uma 500cc de quatro cilindros, que não conseguiu um grande sucesso, até que, em 1982 a atividade do departamento de competição cessou.

Foi do encontro entre o proprietário Giancarlo e o extraordinário designer alemão Jörg Möller, que chegou a Pesaro em 1974, que a marca se tornou uma referência na inovação das motos de corrida.

Um verdadeiro mago dos motores a dois tempos, Möller desenvolveu um bicilíndrico de 125 e depois outro de 250cc que permitiu à Morbidelli reescrever a história. Foi um período heróico, bem-sucedido e emocionante, que Möller adorava lembrar assim: "Éramos quatro gatos pingados, mas arranhávamos como tigres, intimidando os nossos adversários, como leões". 

Efectivamente as Morbidelli representavam o pináculo da competição da sua época, ganhando corridas e títulos mundiais. Os seus motores, desenhados por Möller marcaram uma era e foram uma fonte de inspiração para vários fabricantes.

Morbidelli V8

Morbidelli V8

Depois de se retirar das corridas, Giancarlo nunca parou de perseguir os seus sonhos. Em 1992, apresentou o protótipo da primeira Morbidelli de estrada, que também foi a primeira moto de estrada de 8 cilindros alguma vez apresentada.

Chamava-se, simplesmente V8, e ficou para a história como um monumento do génio e paixão italianos pelo motociclismo. Uma super-tourer com um motor de 850 cc cujo design era inspirado no motor Cosworth de Fórmula 1, e foi produzida numa série limitada de 12 unidades por ano.

As linhas da carenagem foram assinadas por Pininfarina. A versão definitiva apareceu em 1994, e era então a moto mais cara do mundo. A sua produção resumiu-se a poucos exemplares.

Em 1999, Giancarlo Morbidelli criou um museu dedicado às motos, em Pesaro, que se tornou um dos mais importantes do mundo, mas que fechou as suas portas no mesmo ano em que Morbidelli faleceu, em 2020, aos 85 anos de idade.

NDR:

A MBP Moto foi fundada em 2021 pelo Grupo Keeway, dedicada a moldar o futuro dos veículos de duas rodas com tecnologia avançada, design inovador e paixão pela estrada aberta. Nas edições EICMA 2022 e 2023, a MBP Moto revelou uma alargada gama de protótipos de motociclos.

A MBP Moto faz parte do Grupo Keeway que tem tem um portfólio de empresas e marcas de veículos representadas em mais de 100 países, incluindo as Motos Keeway, fundadas na Hungria em 1999, e a MBP Moto. Como acionista e distribuidor global da Benelli e outras empresas dedicadas ao design e desenvolvimento de scooters, motos, bicicletas, bicicletas elétricas e veículos elétricos, o Grupo Keeway é uma empresa multinacional que opera em Itália, Espanha, Hungria, Alemanha, Estados Unidos da América e China, e que vende anualmente mais de 500.000 unidades em todo o mundo.

andardemoto.pt @ 25-4-2024 11:51:05


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews