Bosch inova com sistemas de assistência para motociclos

Tecnologias visam aumentar a segurança e prevenir acidentes em até 16%

andardemoto.pt @ 28-9-2024 17:30:00

A empresa apresentou seis sistemas de assistência, baseados num sensor radar, com o intuito de promover maior segurança e conforto para os motociclistas,em parceria com a KTM. A Bosch Accident Research indica que estes sistemas podem ajudar a prevenir um em cada seis acidentes, o que representa uma melhoria significativa face aos sistemas anteriores, que preveniam um em cada sete.

Esta nova geração de sistemas de assistência será colocada no mercado a partir de 2025, apenas nas motos KTM. Entre as novidades destaca-se o Cruise control adaptativo– stop and go (ACC S&G), que oferece um maior conforto em situações de muito trânsito. Esta versão melhorada não só mantém uma distância segura, como também pode parar, completamente, o veículo no trânsito, retomando a velocidade pretendida assim que o trânsito avance.


Outras das tecnologias trazidas pela Bosch é a Assistência à condução em grupo (GRA- Group ride assist), que tal como o nome indica, visa promover a segurança nos passeios em grupo. O sistema consegue perceber se um grupo de motociclistas está a conduzir de uma forma organizada, regulando a velocidade, de modo a manter a mesma distância da moto da frente, garantindo uma formação de grupo natural.

A Assistência à Travagem de Emergência (EBA) e a Assistência à Distância de Condução (RDA) trabalham em conjunto para aumentar a segurança do condutor. O RDA, serve para manter uma distância segura do veículo dianteiro, ajustando de forma automática a aceleração ou a travagem necessária para prevenir um possível acidente. Em situações de maior perigo o EBA será ativado. Em caso de o motociclista não aplicar a força necessária nos travões, o sistema entra em ação, de forma a reduzir a velocidade da moto, para minimizar o impacto e evitar acidentes.


Para evitar acidentes, a Assistência à Distância Traseira (RDW) controla o trânsito traseiro e alerta o condutor, com um aviso no painel, de uma aproximação excessiva por parte de um automóvel. Por fim, o Aviso de Colisão Traseira (RCW), tem como objetivo alertar os veículos que se encontram atrás do motociclo, de forma a evitar uma possível colisão. Protegendo assim os motociclistas de travagens inesperadas ou dos perigos derivados da falta de visibilidade.

Através desta colaboração entre a Bosch e a KTM, ambas demonstram o seu compromisso com a segurança e o conforto dos motociclistas. “O objetivo declarado da Bosch é tornar as motos ainda mais seguras e confortáveis, empregando tecnologias inovadoras– sem diminuir o prazer de conduzir”, afirmou Geoff Liersch, responsável pelo setor de Duas Rodas e Powersports da Bosch.


Embora esta parceria já tenha produzido inovações, neste setor, como o controlo de estabilidade, em 2013, parece empenhada em criar tecnologias que promovam a segurança dos motociclistas nas estradas.


andardemoto.pt @ 28-9-2024 17:30:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews