Yamaha apresenta novos modelos Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally
A Yamaha anunciou a chegada dos novos modelos Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally, ambos desenhados para proporcionar uma experiência incomparável aos amantes de motas de aventura.
andardemoto.pt @ 9-11-2024 15:33:30
Os novos modelos Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally estão equipados com o motor CP2, cuja tecnologia avançada e design robusto são já bem conhecidos. Com estes novos modelos a Yamaha reafirma o seu compromisso com a excelência na categoria Adventure, oferecendo motas que se destacam tanto em asfalto como em off-road.
Ténéré 700: Potência e Versatilidade
A Ténéré 700 é impulsionada pelo motor CP2 da Yamaha, um bicilíndrico paralelo de 4 tempos com refrigeração por líquido, que oferece uma cilindrada de 689 cc. Este motor DOHC, com 4 válvulas, produz uma potência máxima de 73,4 CV (54 kW) às 9.000 rpm e um binário máximo de 68 Nm às 6.500 rpm.
A taxa de compressão é de 11,5:1, enquanto o sistema de lubrificação por cárter húmido e a injeção eletrónica garantem eficiência e desempenho robusto. O consumo médio de combustível é de 4,3 l/100 km, ideal para longas viagens.
O quadro da Ténéré 700 é uma estrutura de berço duplo fabricada em aço tubular, combinando resistência com leveza. A suspensão dianteira assenta numa forquilha telescópica invertida de 43 mm, com um curso de 230 mm, proporcionando uma absorção eficiente de impactos em terrenos acidentados. A suspensão traseira é do tipo multi-link suporta o braço oscilante, com um curso de 220 mm, assegurando estabilidade e conforto em trilhos difíceis.
Os travões são hidráulicos, com dois discos de 282 mm na frente e um disco de 245 mm atrás, oferecendo uma travagem eficaz em diversas condições. Os pneus da Ténéré 700 têm dimensões de 90/90 - 21 na roda dianteira e 150/70 R 18 na roda traseira, otimizados tanto para condução em asfalto quanto para off-road.
As dimensões gerais da Ténéré 700 incluem um comprimento total de 2.370 mm, largura de 935 mm e altura de 1.490 mm. A altura do assento é de 875 mm, com uma distância ao solo de 240 mm,.
O peso total, incluindo óleo e gasolina, é de 204 kg. O depósito de combustível tem uma capacidade para 16 litros de combustível, ideal para percorrer longas distâncias sem paragens frequentes.
Ténéré 700 Rally: A Aventura Elevada
A Ténéré 700 Rally leva a experiência de aventura a um novo nível, mantendo o mesmo motor CP2 de 689 cc. Este modelo destaca-se pelas especificações avançadas e um foco em tecnologia de rali, concebido para quem procura enfrentar terrenos desafiantes. A suspensão dianteira KYB é totalmente ajustável, com bainhas reforçadas e um curso de 230 mm, proporcionando uma distância ao solo de 255 mm, ideal para absorver impactos em trilhos irregulares.
Na suspensão traseira, o curso de 220 mm e o sistema de ligação foram aprimorados, incluindo um reservatório piggyback em alumínio para manter a temperatura do óleo em níveis ideais, garantindo desempenho consistente. A capacidade de amortecimento ajustável permite que os motociclistas adaptem a suspensão de acordo com o terreno e preferências pessoais.
Este modelo distingue-se ainda pelo esquema de cores exclusivo, inspirado na herança da marca, com jantes douradas e o icónico design 'Speedblock' da Yamaha. O guarda-lamas dianteiro elevado reduz o espalhamento de lama em condições adversas, ideal para uma condução em ambientes desafiantes.
A Ténéré 700 Rally conta com um assento redesenhado, com altura de 910 mm, que proporciona uma posição de condução mais elevada, aumentando o controlo em terrenos difíceis. A ergonomia foi aprimorada, com o tanque de combustível posicionado mais à frente e uma tampa de embraiagem redesenhada, assegurando maior flexibilidade na condução.
O painel de instrumentos TFT de 6,3 polegadas apresenta um layout ‘Raid’, inspirado num roadbook de rali, exibindo as informações essenciais para uma condução em trilhos e ambientes exigentes.
A Ténéré 700 Rally é equipada com poisa-pés de titânio serrilhados, um protetor de cárter em alumínio de 4 mm e uma carenagem estreita, concebidos para proporcionar uma condução focada na aventura e exploração. A ergonomia foi ajustada para oferecer uma sensação de unidade entre o condutor e a máquina, com um depósito de combustível mais estreito que melhora o controlo.
Tecnologia e Conectividade
Ambos os modelos Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally possuem conectividade para smartphone, permitindo receber notificações e controlar funcionalidades essenciais. Além disso, o controlo de tração e o ABS comutável permitem personalizar o desempenho e aumentar a segurança em diferentes tipos de terreno, enquanto o painel TFT oferece uma interface moderna e fácil de ler.
andardemoto.pt @ 9-11-2024 15:33:30
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews