Nova Aprilia Tuareg Rally

Da recente vitória da Aprilia Tuareg no rali Africa Eco Race, surge uma moto que se tornou uma referência indiscutível entre as máquinas de dois cilindros desenhadas para os terrenos off-road mais exigentes.

andardemoto.pt @ 11-11-2024 18:11:36

Após uma notável jornada desportiva que a viu triunfar na sua estreia no Africa Eco Race - o extenuante rally-raid que refaz as rotas do lendário Dakar Africano - a Aprilia apresentou a Tuareg Rally na EICMA 2024, uma moto de aventura específica para um desempenho off-road de topo e, em muitos aspetos, muito próxima da versão de competição que, com Jacopo Cerutti aos seus comandos, foi coroada Rainha de África.

A Aprilia Tuareg Rally foi desenvolvida com base na experiência inestimável adquirida pela Aprilia Racing na criação de motos de competição, em colaboração técnica com os irmãos Guareschi da GCorse.

Aproveitando as já excelentes capacidades off-road da Tuareg base, esta moto tornou-se rapidamente a referência para as motos de aventura de dois cilindros. Conquistou o Campeonato Italiano de Motorally de 2023 com Jacopo Cerutti - que manteve o título em 2024 - antes de surpreender a todos com a sua estreia nas dunas do deserto, dominando o Africa Eco Race desde a primeira etapa até à lendária linha de chegada no Lac Rose, em Dakar.


O piloto oficial da Aprilia Racing, Jacopo Cerutti, estrela deste notável triunfo africano a bordo do bicilíndrico italiano, também contribuiu para o desenvolvimento da Aprilia Tuareg Rally. "Foi fascinante estar envolvido no desenvolvimento de um modelo de produção como a nova Tuareg Rally", comentou o piloto de Como.

"O objetivo era torná-la o mais semelhante possível à moto com a qual vencemos o Africa Eco Race, e posso dizer que conseguimos! A Tuareg já era um excelente ponto de partida para uma condução off-road sem problemas, mas com a versão Rally, demos um passo adiante, chegando muito perto de uma moto de rally-raid completa. Com os pneus certos, pode facilmente levá-lo sobre as dunas do deserto.

A minha experiência foi particularmente útil para fornecer feedback sobre a eletrónica, levando à criação de um novo mapa de motor que oferece uma resposta do acelerador mais rápida e decisiva, assim como nos ajustes do quadro, com uma forquilha que oferece melhor suporte e um amortecedor que absorve buracos a alta velocidade de forma mais eficaz, melhorando a estabilidade geral da moto."


O caráter distintamente off-road da Tuareg Rally é imediatamente evidente, com o seu guarda-lamas elevado e uma nova placa de proteção de carter em alumínio, mais espessa, desenhada com uma forma mais protetora e um acabamento deliberadamente robusto para melhor resistência a impactos. 

Reforços adicionais incluem protetores de mãos robustos com núcleos de metal. Um novo guia de corrente também vem de série, garantindo maior segurança mesmo nas condições off-road mais extremas. 

Para melhorar o controlo off-road, foi dada especial atenção à ergonomia do piloto, com um assento 20 mm mais alto para facilitar as transições entre as posições sentado e em pé e um guiador mais alto com uma forma redesenhada para melhor manuseio.



As rodas raiadas, com aros estreitos em Ergal, vêm com pneus com câmara de ar, enquanto a suspensão Kayaba - oferecendo uns impressionantes 240 mm de curso - permanece a mesma do modelo padrão, mas agora apresenta molas com uma constante elástica linear, em vez de uma progressiva. Embora isso comprometa ligeiramente o conforto, melhora significativamente a sensação de condução off-road e dá ao piloto maior controlo sobre terrenos acidentados. 

A suspensão mais rígida também reduz o "sag" estático, tornando a Tuareg Rally mais alta e aumentando efetivamente o curso real da suspensão. O descanso lateral tem uma pata de apoio com uma superfície ampliada, para que a moto incline menos quando estacionada. Também oferece suporte estável mesmo em superfícies irregulares ou macias.

A Tuareg Rally (e toda a nova gama Tuareg 2025) tem um mapeamento de motor especificamente desenvolvido para garantir uma ação rápida e responsiva do acelerador. Isso permite que o piloto supere obstáculos mais facilmente com uma rotação do acelerador, uma vantagem crucial na condução off-road.



A Tuareg Rally tem um sistema de escape dedicado SC Project, completo com um silenciador totalmente em titânio, e apresenta uma tampa da extremidade agressiva, com uma generosa saída de 60 mm.

O conjunto de rodas e o sistema de escape contribuem para reduzir o peso total da Aprilia Tuareg Rally de 204 kg para 199 kg em ordem de marcha.

A Aprilia Tuareg Rally vem no esquema de cores inconfundível da réplica de corrida Rally, assemelhando-se de perto ao design da Tuareg vitoriosa que cruzou a lendária linha de chegada de Dakar. Visualmente, a Tuareg Rally destaca-se com as suas forquilhas anodizadas, aros de rodas e guiador em dourado.

As atualizações da Aprilia Tuareg na EICMA 2024 não se limitam à estreia da versão Rally; todos os modelos beneficiam de novos recursos de estilo e técnicos introduzidos juntamente com a conformidade com os regulamentos Euro 5+. 

andardemoto.pt @ 11-11-2024 18:11:36


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews