Elettra: a Lambretta do futuro
Apresentada na EICMA de 2023, a Lambretta Elettra voltou a brilhar no stand da marca italiana numa declaração de intenções futurista.
andardemoto.pt @ 14-11-2024 13:29:13
Produto claramente Lambretta, combina na perfeição as linhas elegantes que fizeram a marca famosa e a motorização eléctrica, numa mescla que abre as portas do futuro. No dizer da Lambretta, “um produto de sonho, cheio de charme”.
Linhas vincadas na frente em harmonia com as volumetrias traseiras e com o assento minimalista a destacar-se no conjunto. Uma receita que mantém viva a tradição e toda a herança estética e desenha o caminho futurista que se adivinha.
A instrumentação digital integrada transporta a Elettra para outra dimensão estética de comunicação e interação com o condutor e integra-se com o inovador farol dianteiro em forma de gancho. Todo o painel traseiro levanta com um simples toque no comando à distância, dando fácil acesso ao compartimento que acomoda a bateria.
A própria estrutura oferece um compartimento para o capacete ou para as luvas.
Em total harmonia com a tradição Lambretta, a Elettra garante um desempenho de referência, a começar pela sua velocidade máxima de cerca de 110 km/h, graças a uma potência contínua e máxima de 4 kW (5 cv) e 11 kW (15 cv), respetivamente, e um binário de 258 Nm.
Tudo isto graças ao seu motor de ímanes permanentes (PMSM, Permanent Magnet Synchronous Motor), uma escolha de qualidade e de máximo desempenho, capaz de assegurar um grande binário, a melhor relação peso/potência, um elevado rendimento e fiabilidade.
Com 3 modos diferentes de condução para adaptação às necessidades de mobilidade do momento (Eco, Ride e Sport), a Elettra garante uma autonomia fiável que vai de 127 km (a uma velocidade constante de 40 km/h) a mais de 60 km (a uma velocidade constante de 80 km/h).
O tempo de carregamento da bateria (lítio, 4,6 kWh) é de cerca de 5:30h com uma tomada doméstica de 220V, que é reduzido para 36 minutos com um “carregamento rápido” numa estação de carregamento pública (até 80%).
As dimensões gerais são as de uma scooter perfeita para a mobilidade urbana atual, com uma altura de assento adequada para todos (780 mm) e um peso que se enquadra na normalidade absoluta da categoria (135 kg). Todos os pormenores contribuem para criar um modelo inigualável.
O conceito e o desenvolvimento da Elettra são o trabalho da “equipa de design” liderada diretamente pelo Presidente Walter Scheffrahn que, como o primeiro grande entusiasta da Lambretta, cuidoupessoalmente de cada pormenor estético e prático.
andardemoto.pt @ 14-11-2024 13:29:13
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews