Yamaha R6 Transformada em Super-Farthing
A icónica R6 foi transformada numa criação única com estilo steampunk, resultando na impressionante Super-Farthing.
andardemoto.pt @ 17-1-2025 01:00:41
Greg Mitchell, engenheiro de Swindon, surpreendeu o mundo com seu mais recente projeto inovador, o Super-Farthing. Esta criação única transforma uma velha Yamaha R6 em uma peça com estilo steampunk, repleta de detalhes exclusivos e funcionalidades impressionantes. Após meses de trabalho árduo e mais de 700 horas dedicadas, Mitchell conseguiu criar uma verdadeira obra-prima.
A base da Super-Farthing é uma Yamaha R6 com 20 anos, à qual foram adicionados mais de 400 kg de aço reaproveitado. Este material foi essencial para a criação de um veículo robusto. O projeto, ambicioso e ousado, exigiu uma dedicação intensa, com Mitchell a necessitar de realizar horas extra durante a noite, chegando a levantar-se às 3 da manhã para continuar o seu trabalho.
A Super-Farthing pesa cerca de 500 kg e apresenta uma estrutura impressionante. A sua roda frontal gigante, que pesa quase 165 kg, é composta por 420 peças individuais de aço, enquanto o braço oscilante vertical igualmente massivo contribui para a altura total do veículo, que ultrapassa em cerca de um metro o design original da Yamaha.
Inicialmente, o projeto previa o uso de componentes em alumínio, mas devido ao elevado custo dos materiais, Mitchell optou pelo reaproveitamento de aço após o encerramento de sua antiga empresa. Isso permitiu a reutilização de muitos quilos de aço que, de outra forma, seriam descartados. Desde o processo de maquinagem até a montagem final, cada peça foi meticulosamente ajustada e adaptada.
No entanto, como em qualquer projeto inovador, os desafios e imprevistos estiveram presentes. Desde a reconfiguração do escape e do radiador da R6, tendo sido necessário fazer manualmente 890 furos M8. Foram várias as adversidades que Mitchell enfrentou ao longo do processo. Até mesmo os travões tiveram de ser completamente repensados.
Inicialmente, os estabilizadores hidráulicos revelaram-se difíceis de controlar durante a condução, levando a ajustes significativos. Mitchell incorporou um sistema hidráulico, fixou a forquilha rigidamente e removeu completamente os amortecedores, melhorando significativamente a estabilidade e manobrabilidade do veículo.
Com os ajustes finais concluídos, a Super-Farthing demonstrou ser uma experiência única, alcançando uma velocidade máxima de 80 km/h. Embora atualmente não seja legalizada para uso em estradas, Mitchell planeia desfrutar do potencial deste projeto inovador.
Com um visual fascinante e um desempenho impressionante, a Super-Farthing representa a comunhão de criatividade, inovação e paixão transformadas num veículo.
Pode ver abaixo o vídeo com todas as peripécias.
andardemoto.pt @ 17-1-2025 01:00:41
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