Honda atualiza Dax, Monkey e Super Cub C125 para 2025

Novas cores e conformidade ambiental marcam as novidades

andardemoto.pt @ 3-2-2025 18:55:53

A Honda revelou as atualizações dos seus icónicos modelos Dax, Monkey e Super Cub C125 para 2025, destacando-se pela introdução de novas cores que evocam as suas origens históricas e melhorias técnicas que garantem a conformidade com a rigorosa norma Euro5+.

Com a liderança do projecto de remodelação a cargo de Takashi Yagi, engenheiro com quase três décadas de experiência na marca, estas motos preservam a essência clássica ao mesmo tempo que se adaptam aos tempos modernos. O destaque vai para a inclusão de novos acessórios exclusivos que reforçam a capacidade de personalização e atraem uma nova geração de motociclistas.

Dax ST125

Desde o seu regresso ao mercado, em 2023, a ST125 Dax tem conquistado entusiastas por preservar o estilo clássico dos anos 60. Para 2025, a Honda manteve os elementos distintivos, como o quadro em forma de T, guiador alto e rodas robustas de 12 polegadas, conferindo-lhe uma presença marcante e uma grande agilidade e facilidade de manobra.

Entre as melhorias destacam-se um catalisador atualizado, uma ECU com nova programação e um sensor OBD2-2 adicional, assegurando a conformidade com a norma Euro5+. Visualmente, a nova cor Preto Pérola Shining junta-se ao Cinzento Pérola Cadet e Azul Pérola Glittering, oferecendo uma paleta diversificada que alia modernidade ao charme nostálgico. 


Z125 Monkey

A "moto de bolso" da Honda, famosa pelo seu design compacto e personalidade irreverente, também recebeu revisões para garantir a conformidade ambiental sem comprometer o desempenho.

O motor foi otimizado para oferecer uma resposta ágil e eficiente, mantendo a experiência divertida de condução. Três novas combinações cromáticas foram introduzidas: Prata Metalizado Sheen com Preto Pérola Shining, Vermelho Millennium com Branco Pérola Himalayas e Amarelo Turmeric com Prata Metalizado Knight. Cada combinação confere à Monkey uma identidade distinta, reforçando a sua posição como uma opção de estilo e caráter únicos. 


Super Cub C125

A Super Cub C125, o veículo motorizado mais produzido da história, também sofreu revisões para 2025. Mantendo a silhueta inconfundível reconhecida mundialmente, esta scooter destaca-se agora por uma nova combinação de cores: Azul Pérola Bosphorus com Bege Pérola Sugarcane, complementada por um assento em pele vermelha contrastante, que lhe confere um toque elegante e moderno.

As melhorias no motor garantem a conformidade com a norma Euro5+ sem comprometer a suavidade e a eficiência da condução, mantendo-se fiel à reputação de fiabilidade do modelo. 


Desenvolvimento liderado por Takashi Yagi

Atualizar modelos icónicos como a Dax, Monkey e Super Cub C125 foi um desafio que Takashi Yagi descreveu como estimulante e gratificante. "Fiquei bastante nervoso por carregar a enorme responsabilidade de atualizar modelos tão icónicos na gama da Honda, mas, ao mesmo tempo, muito satisfeito por poder trabalhar nestes modelos de puro lazer", afirmou Yagi.

Yagi acredita que foi escolhido para liderar os projetos devido à sua experiência na Tailândia, onde estes modelos são produzidos. "Gostaria de dizer que foi por gostar do motor Cub, mas acho que a principal razão é o facto de ter trabalhado na Tailândia, o país onde estes modelos são produzidos", explicou o engenheiro. Essa vivência permitiu-lhe compreender a importância das motos no quotidiano das pessoas, não apenas como meio de transporte, mas também como uma forma de expressão e ferramenta de trabalho. "A minha experiência na Tailândia permitiu-me testemunhar em primeira mão como as motos estão intimamente ligadas à vida de muitas pessoas", acrescentou.


Estes modelos pequenos continuam a destacar-se pela sua qualidade de construção e facilidade de utilização, oferecendo uma experiência de condução divertida e tranquila. "Os principais desenvolvimentos são a conformidade Euro 5+ OBD2-2, as novas cores e o desenvolvimento simultâneo de acessórios, oferecendo uma tranquilidade que só os acessórios genuínos Honda podem proporcionar", revelou Yagi.

Entre os três modelos, Yagi revelou uma preferência especial pela Dax, uma vez que acompanhou todo o processo desde a fase de desenvolvimento até à produção em série. "A Dax é a minha favorita porque fui o responsável pelo projeto todo, desde a fase de desenvolvimento até à produção em série como novo modelo", confidenciou.

andardemoto.pt @ 3-2-2025 18:55:53


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews