MV Agusta Separa-se da KTM

A marca italiana assegura estabilidade e continuidade independente após desvinculação da Pierer Mobility AG

andardemoto.pt @ 6-2-2025 10:57:10

No final de Janeiro de 2025, a MV Agusta anunciou que a Art of Mobility S.A., empresa controlada pela família Sardarov, retomou o controlo total do grupo MV Agusta, oficializando a separação da KTM. A família Sardarov, que já era proprietária da marca italiana antes da entrada da Pierer Mobility AG, volta assim ao comando integral da empresa.

A desvinculação surge num contexto em que a Pierer Mobility AG enfrenta um processo de reestruturação financeira que poderia ter impactado as operações da MV Agusta. Com este acordo estratégico, a marca italiana assegura a sua autonomia e mantém o foco na trajetória de crescimento registada nos últimos meses.

Nos últimos 18 meses, a MV Agusta consolidou a sua estabilidade financeira sob uma gestão revitalizada. Em 2024, a empresa alcançou a venda de 4.000 motociclos, registando uma taxa de crescimento anual de 116% face a 2023. O volume de vendas de 2023 já havia sido igualado em Julho de 2024. Este foi também o melhor ano da marca em vendas de peças, com uma taxa de disponibilidade de 99% para modelos com até sete anos de idade.


O CEO da Art of Mobility S.A., Timur Sardarov, destacou a importância deste marco: "Este é um momento de orgulho para todos nós na MV Agusta. Recuperar o controlo total significa que estamos agora mais fortes e focados do que nunca em oferecer excelência. Nos últimos dois anos, fortalecemos significativamente os nossos processos, sistemas e equipa, criando uma base sólida para os resultados extraordinários de 2024."

A empresa assegurou ainda que a sua rede global de vendas, com 219 pontos ativos e 41 centros de assistência, continuará a operar normalmente. O número total de pontos de venda deverá atingir os 270 ao longo deste ano, com 20 importadores não europeus já integrados no sistema de distribuição.

Para a Pierer Mobility AG/KTM, a operação envolveu a venda de 51,1% das ações à Art of Mobility S.A., num valor estimado na casa dos milhões de euros a dois dígitos. Essa participação havia sido adquirida em 2024, após uma entrada inicial de 25,1% em 2022.


andardemoto.pt @ 6-2-2025 10:57:10


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews