Suíça Multa Ruído Evitável

Novas medidas visam reduzir a poluição sonora e melhorar qualidade de vida

andardemoto.pt @ 9-2-2025 07:19:00

Desde 1 de janeiro de 2025, a Suíça aplica multas de até 10.000 francos (10.653,31€) a condutores que gerem ruídos considerados evitáveis com os seus veículos. A medida abrange automóveis e motociclos e tem como objetivo combater a poluição sonora em estradas e zonas residenciais.

As novas regras proíbem expressamente ruídos de escape evitáveis, provenientes de escapes alterados e incluindo também os chamados "rateres", um fenómeno que é provocado deliberadamente e que demonstra uma absoluta falta de repeito pelo bem estar dos demais cidadãos. A legislação também visa limitar as práticas tuning, frequentemente associadas a este tipo de ruidos evitáveis.

Outra alteração significativa é o agravamento das multas para quem deixar os motores ligados sem necessidade, seja em passagens de nível ou durante carga e descarga de passageiros. Como tal, a coima passou de 63,92 para 85,23 euros, sendo proibido manter o motor em funcionamento enquanto o veículo está parado, mesmo que seja para o desnecessário período de "aquecimento".


Para fiscalizar as infrações, as autoridades suíças contam com o apoio de câmaras de ruído, que são ativadas sempre que um veículo ultrapasse emissões superiores a 82 decibéis. Nos locais onde estes dispositivos ainda não estão instalados, a fiscalização é assegurada pelas forças policiais.

Os condutores estrangeiros também estão abrangidos pelas novas medidas. Caso sejam apanhados a infringir a lei, deverão pagar a multa de imediato. Se tal não for possível, o veículo pode ser apreendido até ao pagamento da coima.

Com estas medidas, o Governo suíço procura reduzir o impacto do ruído automóvel e garantir uma maior qualidade de vida para os seus cidadãos, especialmente em áreas urbanas e residenciais.

Esta medida vai provavelmente ser também posta em prática noutros países, a par com a proibição de circulacao de motociclos ao fim-de-semana, em algumas estradas, precisamente por causa do excesso de ruído que afeta os habitantes locais.


andardemoto.pt @ 9-2-2025 07:19:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews