Leis Anti-Ruído vão fazer escapes opcionais mais silenciosos
Os novos requisitos anti-manipulação para silenciadores de escape opcionais tornam mais difícil a sua adulteração para produzirem mais ruído! Os DB Killers deixam de ser removíveis!
andardemoto.pt @ 18-3-2025 13:56:07
A Associação Europeia dos Fabricantes de Motociclos (ACEM), que representa 17 empresas fabricantes: BMW Motorrad, Bombardier Recreational Products (BRP), Ducati Motor Holding, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki, KTM, KYMCO, MV Agusta, Peugeot Motocycles, Piaggio, Polaris Industries, Royal Enfield, Suzuki, Triumph Motorcycles, Yamaha e Zero Motorcycles, acaba de emitir um comunicado em que acolhe positivamente a adoção da 3ª série de alterações ao Regulamento nº 92 da ONU, que introduz novas disposições anti-manipulação para os sistemas de silenciadores de escape de substituição não originais para motociclos.
A ACEM começa por reconhecer as preocupações dos cidadãos, legisladores e reguladores relativamente ao impacto do ruído no dia-a-dia. As nocivas emissões sonoras dos motociclos têm sido reguladas na UE há décadas, com níveis máximos permitidos definidos através de requisitos de homologação europeus desde os anos 90.
Em 2023, a ACEM, em colaboração com os intervenientes da indústria de escapes pós-venda e a Associação Internacional de Fabricantes de Motociclos (IMMA), publicou um conjunto de diretrizes apoiadas por vários intervenientes europeus para abordar estas preocupações. Estas diretrizes contribuíram para as discussões que levaram às novas disposições anti-manipulação agora adotadas.
Antonio Perlot, Secretário-Geral da ACEM, afirmou: "A adoção das novas disposições anti-manipulação marca um passo importante para garantir que os sistemas de escape de substituição não originais para motociclos cumprem os padrões regulamentares atuais. Este passo positivo reforçará as medidas contra o ruído excessivo, abordando as preocupações levantadas pelos cidadãos e legisladores. A ACEM permanece empenhada em apoiar a implementação harmonizada, trabalhando em conjunto com as autoridades e os intervenientes da indústria para garantir a conformidade e preservar o motociclismo responsável."
Em setembro de 2024, durante a sua 80.ª sessão, o UNECE GRBP adotou os novos requisitos tendo o texto final sido completado nas sessões de março de 2025 do WP.29 como a 3ª série de alterações ao Regulamento nº 92 da ONU. O Regulamento-quadro de homologação da UE (UE) 168/2013 obriga à aplicação dos Regulamentos da UNECE nº 92 (silenciadores pós-venda) e nº 41 (motociclos originais).
Estes regulamentos foram desenvolvidos e são mantidos pelo Grupo de Trabalho para o Ruído e Pneus (GRBP), sob o Fórum Mundial para a Harmonização de Regulamentos de Veículos (WP.29), que opera no âmbito da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE).
andardemoto.pt @ 18-3-2025 13:56:07
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews