EWC 2025 - 24 Horas de Le Mans: Yamaha vence edição acidentada

YART-Yamaha vence as 24 Horas de Le Mans após reviravolta dramática nos minutos finais.

andardemoto.pt @ 22-4-2025 18:00:50 - Vitor Sousa

A YART-Yamaha teve um arranque de sonho no Campeonato do Mundo de Resistência da FIM de 2025 com uma vitória nas 24 Horas em Le Mans, depois de a Kawasaki Webike Trickstar ter caído quando seguia na liderança nos 60 minutos finais. Pedro Nuno, com a Kawasaki da Bolliger, terminou na nona posição da geral, oitavo na classe EWC.

Liderando a partir da marca das oito horas, a Kawasaki Webike Trickstar reagiu bem a uma queda no final da manhã com Mike Di Meglio e parecia estar a caminho do primeiro triunfo do fabricante no EWC desde 2019, quando começou a chover. Depois de ter ido às boxes para montar pneus para piso molhado, Román Ramos manteve-se na liderança até perder a frente da sua moto na curva Raccordement, uma das mais lentas do Circuito Bugatti.

A curva notoriamente escorregadia foi onde Marvin Fritz caiu na volta de abertura da corrida, um acidente que o atirou para a 21ª posição e desencadeou uma impressionante recuperação até ao primeiro lugar.

Mas com a sua Kawasaki ZX 10R #11 danificada, o espanhol Ramos dirigiu-se para o pitlane para reparações, que demoraram cerca de cinco minutos a completar e entregaram uma vantagem de duas voltas à YART Yamaha #7. Apesar de Karel Hanika ter ido às boxes devido à falta de visibilidade da sua viseira, a equipa austríaca conseguiu garantir a sua segunda vitória nas ‘24 Heures Motos’, depois de ter arrancado da pole position graças a uma volta recorde de Fritz.

Além disso, o resultado marcou um primeiro triunfo no EWC para o australiano Jason O'Halloran, a nova contratação da YART para 2025, e permitiu que Fritz comemorasse o aniversário de 32 anos em grande estilo. Fritz também se tornou o primeiro vencedor alemão desde que o seu chefe de equipa, Max Neukirchner, triunfou em Le Mans em 2007.

Entretanto, Hanika é o primeiro piloto checo a vencer a lendária prova.


"Foi a corrida mais louca que já fiz neste campeonato", disse Fritz. "Foram condições muito complicadas, com muitas quedas. A moto estava ótima, os pneus, tínhamos um conjunto muito bom e a equipa trabalhou de forma fantástica. Tantas coisas podem acontecer neste campeonato, é por isso que é tão interessante. Estávamos à espera desta vitória há muito tempo. É o meu nono ano com a YART e já terminei aqui quatro vezes em segundo e uma vez em terceiro. Estivemos muito próximos muitas vezes; Era um sonho antigo, para a equipa e para cada um de nós."

Fritz continuou: "Eu e o Karel [Hanika] estamos aqui há muito tempo. O Jason [O'Halloran] foi a primeira corrida aqui e com a equipa, o que torna ainda mais doce a vitória nas 24 Heures Motos. Estamos prontos para Spa, onde vencemos nos últimos dois anos."

Para Ramos, a desilusão era grande, depois de ter segurado a liderança pouco antes da marca das oito horas. "A certa altura, a vitória parecia próxima – quase nas nossas mãos", disse. "Tudo o que tínhamos de fazer era trazê-la para casa, sem problemas com a moto, nada a correr mal... e teríamos ganho. No final, terminamos em segundo lugar, o que, honestamente, se me tivessem oferecido isso antes, aceitava sem hesitação. Eu nem era para correr; Sou o quarto piloto desta temporada e só tive a oportunidade porque o Christian [Gamarino] se lesionou. Então, acabar no pódio? Estou super feliz. Mas, claro, depois de liderar a corrida por tanto o tempo, perdê-la na hora final custa um pouco. Dito isto, penso que fizemos um excelente trabalho. Demos tudo o que tínhamos para tentar vencer. O bom é que estamos em condições de lutar por isso e vamos ver o que os meus companheiros podem fazer nas próximas rondas. Eu realmente acho que é possível ir em frente."


Atrás da Kawasaki Webike Trickstar, que também contou com Grégory Leblanc, cinco vezes vencedor de Le Mans,  o ERC Endurance conseguiu um pódio do EWC pela primeira vez, com o terceiro lugar no seu regresso à BMW, depois de a equipa oficial, BMW Motorrad World Endurance Team, ter sido forçada a uma paragem não programada durante a manhã para reparar um escape danificado.

A Kawasaki da BMRT3D ficou em quinto, seguida pela Suzuki Yoshimura SERT Motul, dos Campeões em título, que recuperou de seis acidentes. Terminou um lugar à frente do vencedor da categoria Superstock, a equipa National Motos Honda, já vencedora em 2024. 

A F.C.C. TSR Honda France também reagiu a vários contratempos para terminar em oitavo, com o Team Bolliger Switzerland a recuperar de 53º para nono depois de Alex Toledo ter caído na Dunlop Chicane na primeira volta. O português Pedro Nuno teve um papel preponderante na longa recuperação da Kawasaki #8.  A Honda da Dafy-RAC 41 completou o top 10, apesar de um susto ao partir a corrente na hora final.

A primeira ronda do primeiro FIM Endurance World Trophy para motos de Produção foi ganha pelo Team Super Moto Racing à frente da ARTEC. Mas tendo dominado a qualificação, o Green Team 42 Lycée Sainte Claire sofreu um infortúnio precoce com uma forte queda. 


A 48ª edição das 24 Heures Motos foi repleta de ação do início ao fim, com mais de 140 acidentes registados como resultado de chuvas intermitentes que levaram a condições escorregadias e níveis de aderência inconsistentes. Das 53 equipas que se apresentaram à partida, apenas 10 equipas evitaram a queda, com 14 a serem forçadas à desistência.


andardemoto.pt @ 22-4-2025 18:00:50 - Vitor Sousa


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