Ducati apresenta a nova XDiavel V4

Com a nova XDiavel V4 a Ducati apresenta uma Sport Cruiser, cuja alma combina o desempenho do motor V4 derivado do MotoGP, com uma posição de condução descontraída e a beleza sensual que carateriza todas as motos da marca. Uma pura Ducati, para os amantes das cruisers de elevada performance.

andardemoto.pt @ 26-5-2025 11:00:00

História do modelo

Desde a sua apresentação na EICMA de Milão, em novembro de 2010, com a motorização da 1198 Superbike, que a Diavel sempre se afirmou como uma cruiser única na forma e no conteúdo, mas com a XDiavel V4 a Ducati vai ainda mais longe.

Criada sob a direção de Pierre Terblanche e com o génio criativo do designer Glynn Kerr o resultado foi brilhante e dos primeiros esboços até à moto final foi um processo de crescimento relativamente rápido.

No modelo de produção, a estética já tinha um papel fundamental, com destaque para o monobraço traseiro, o quadro em treliça à vista ou o gordo pneu traseiro, mas as suas performances sempre foram surpreendentes: o bicilíndrico em V de 1198 cc já debitava 162 cv às 9500 rpm e um binário de 120 Nm às 8000 rpm, ou seja, verdadeiras prestações de superbike. Uma pura muscle bike.

As versões posteriores mantiveram sempre a identidade agressiva e provocadora da primeira geração, incluindo nas versões especiais, e a performance do motor continuou sempre a ser de excelência.

Atualmente a XDiavel V4 está melhor do que nunca: especial destaque obviamente para o motor V4 de 1158cc, capaz de debitar 168 cv às 10750 rpm e um binário máximo de 128 Nm às 7500 rpm, para um peso em ordem de marcha ligeiramente abaixo dos 250 kg.


Principais destaques

No modelo de 2025 as linhas continuam a jogar com o forte contraste entre as superestruturas refinadas e sofisticadas na parte superior e o brutal impacto componentes mecânicos que caraterizam a metade inferior da moto, com destaque para o V4.

O design assume elementos-chave da Ducati e que rapidamente identificam o modelo: o depósito em forma de lágrima, cujas superfícies transmitem dinamismo e elegância graças a um estudo cuidadoso da luz e dos seus reflexos, até ao farol dianteiro de aparência limpa, com texturas internas que jogam com os dissipadores de calor e o duplo C DRL, a fazer lembrar o rosto de um super-herói.

As tampas do radiador transmitem uma sensação metálica, para destacar os componentes mecânicos e melhorar o aspeto técnico do motor. As tampas do motor, sob o depósito, ecoam as linhas do quadro em treliça, um elemento caraterístico da XDiavel anterior, mantendo sua distribuição de volumes.

Naturalmente que o escape, com as suas quatro ponteiras negras, do lado esquerdo, é outro elemento de destaque, tal como o monobraço traseiro e a vistosa jante de cinco braços, equipada com um largo pneu de 240/45-17.

 Também o motor Granturismo V4 da XDiavel, o único motor Ducati com um acabamento brilhante na superfície, domina o cenário. A sua presença é sublinhada pela tampa com o logótipo “V4” nos cilindros traseiros, que realçam a singularidade técnica da XDiavel no segmento.

O subquadro em alumínio fundido, esculpido e deixado claramente visível, tem uma forma complexa, para acentuar a sensação de movimento quando vista lateralmente e enfatizar os componentes mecânicos como parte do estilo da moto.


Mais detalhes, cores e preço

Disponível nas novas cores Black Lava e Burning Red, criadas especificamente para a XDiavel V4, estas produzem reflexos fluidos e elegantes, quando atingidos pela luz.

A assinatura dos conjuntos luminosos dianteiro e traseiro e os indicadores de mudança de direção dinâmicos, integrados nos painéis laterais, naturalmente full-LED, contribuem para caraterizar de forma inequívoca o aspeto da XDiavel V4.

O DRL dianteiro, com o seu perfil em duplo C, chama a atenção num jogo de contrastes com a textura interna do farol. Juntamente com o conjunto de luzes traseiro, posicionado sob a carenagem traseira, recebe o condutor com o Welcome Effect quando o painel de instrumentos é ligado, realçando a sofisticação e atenção a todos os detalhes da XDiavel.

Referência ainda para o pacote eletrónico de última geração, composto por Unidade de Medida Inercial de 6 eixos (6D IMU), ABS Cornering, Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Power Launch (DPL), Ducati Quick Shift up/down (DQS) e cruise control. O painel de instrumentos TFT é de 6,9″, proporção 8:3, com integração Bluetooth e Ducati Link App.

A XDiavel V4 vem ainda com 48 meses de garantia (4 anos) e o preço recomendado de venda é de 29560€, incluindo ISV e IVA a 23%, bem como transporte, gestão de bateria e SGPU. Os valores de despesas de matrícula e emolumentos não se encontram refletidos no PVP.

andardemoto.pt @ 26-5-2025 11:00:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews