Michelin desiste do novo pneu dianteiro para 2026 após anúncio de saída do MotoGP
A Michelin confirmou que não vai introduzir uma nova geração de pneus dianteiros na temporada de MotoGP de 2026. A decisão, tomada após a confirmação da sua saída do campeonato no final de 2026, visa garantir estabilidade para as equipas e os pilotos antes da grande mudança regulamentar prevista para 2027.
andardemoto.pt @ 27-6-2025 16:30:00
Poucas semanas depois de oficializar a sua retirada da categoria rainha do motociclismo no final de 2026, a Michelin, fornecedora exclusiva de pneus do Campeonato Mundial de MotoGP desde 2016, revelou que vai abandonar os planos de introdução de uma nova geração de pneus dianteiros para a temporada de 2026, uma novidade que estava a ser desenvolvida e testada há algum tempo.
Piero Taramasso, responsável da Michelin Motorsport, explicou a decisão durante uma conferência de imprensa acompanhada pela imprensa especializada internacional: "Após o último teste em Aragão, tivemos tempo para analisar todos os resultados. Considerando o que acontecerá no futuro e o facto de deixarmos o campeonato de MotoGP no final de 2026, decidimos não introduzir a nova geração de pneus dianteiros no MotoGP. Falámos com os pilotos e com as equipas e acredito que esta é a melhor solução. Também conversámos com a Dorna e tomámos a decisão em conjunto. Para uma única temporada, não achámos que fosse uma boa ideia introduzir o novo pneu".
Este novo pneu, originalmente previsto para ser implementado já na temporada atual, foi submetido a inúmeros testes nas últimas épocas. Embora a sua introdução tenha dividido opiniões no grid, a Michelin optou por manter o status quo, visando proporcionar um ambiente de maior previsibilidade e estabilidade às equipas antes da iminente revolução técnica de 2027.
Taramasso reforçou a lógica por trás da escolha: "Acho que o melhor para nós, para o campeonato, para todos, é encerrar o nosso compromisso com o modelo atual de pneu dianteiro. Se as equipas mantiverem o modelo atual, elas sabem como funcionam, sabem como reagem. Pode não ser perfeito, mas sabem que, nessa situação, o pneu reagirá assim ou assado. Estão, portanto, preparadas. Em geral, o que as equipas pedem é que não se mude nada".
Apesar de a nova tecnologia não ser usada no MotoGP, a Michelin confirmou que continuará a desenvolver pneus com base neste conceito para outros campeonatos, como o Campeonato Mundial de Superbike. "Por um lado, é uma pena. Muitos pilotos gostam, outros nem tanto, mas todos sentiram que havia um bom potencial neste pneu. Mas, de qualquer forma, no final da próxima temporada, avançaremos para outros campeonatos e, com certeza, usaremos essa tecnologia, vamos inspirar pneus futuros a partir deste conceito", concluiu Taramasso.
andardemoto.pt @ 27-6-2025 16:30:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews