Maxwell Hazan, da Motorworks, conduz moto com motor V8 do Ferrari F355

A conhecida empresa de customização de motos Hazan Motorworks, com sede em Los Angeles, já nos habituou a criações surpreendentes, mas esta com a motorização do V8 do Ferrari F355, com quase 400 cv, eleva ainda mais a fasquia.

andardemoto.pt @ 11-10-2025 11:00:00

Quando há alguns meses divulgámos que Maxwell Hazan e a sua equipa estavam a dar início aos trabalhos de construção de uma moto em que o grande destaque ia para o facto do motor ser o V8 aspirado do Ferrari F355, já se sabia que era uma questão de tempo até ficar pronta para ser conduzida.

A performance pura, do ponto de vista da balança, é completamente absurda: a moto pesa a seco cerca de 267 kg o que lhe garante uma relação peso/potência de uns incríveis 0,675 kg/cv! Para termo de comparação, uma moto de SBK, similar à com que Miguel Oliveira deve correr em 2026, pesa cerca de 168 kg e tem cerca de 235 cv, sendo a relação peso/potência de 0,714 kg/cv!

Porém, o objetivo da Hazan Motorworks foi mais mostrar que é possível conseguir obras de arte de engenharia muito para além do normal, mesmo tendo presente que tal relação peso/potência, sem ajudas eletrónicas, pode ser algo muito perigoso. Dificilmente alguma vez o motor chegará a mostrar a sua máxima performance no asfalto.


Mais detalhes

Finalmente a moto foi apresentada num circuito e o resultado é simplesmente fantástico, sendo que foi o próprio Maxwell Hazan que fez questão de a conduzir, aproveitando a California Superbike School e o resultado foi delirante, a ponto de o próprio referir, antes de entrar no circuito:

Vai ser a primeira vez que conduzo uma moto de 400cv. Aconteça o que acontecer certamente vai ser muito divertido!

E continua depois, contando como tudo começou:

Eu estava à procura de um motor para outra moto no eBay e encontrei este Ferrari V8 em Anaheim. Não tinha intenção de construir uma moto Ferrari, mas quando vi o tamanho, as ideias começaram a surgir. Um ano depois, aqui estamos nós!

Naturalmente que um projeto desta natureza colocou enormes desafios técnicos e de engenharia, sendo que a moto foi criada do zero, tudo à volta do motor Ferrari e das suas duas bancadas de 4 cilindros, que sobressem de cada lado da moto.

Um quadro robusto, caixa de 6 velocidades específica, amortecedor de direção, dois escapes específicos da SC Project, muita fibra de carbono… são apenas alguns dos elementos de destaque neste projeto que tem dado que falar entre a comunidade internacional de motociclistas e não só.

Créditos: Italpassion.fr


andardemoto.pt @ 11-10-2025 11:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews