Honda CB1000F 2026 - Retro Moderna
Um modelo novo de elevado desempenho, mas com inspiração retro e personalidade própria, a CB1000F está equipada com um motor derivado da Fireblade e muito charme.
andardemoto.pt @ 14-10-2025 15:50:57
A designação CB tem uma história de 65 anos, que remonta à CB92 Benly de 1959. Lançada no mesmo ano em que a Honda começou a competir no TT da Ilha de Man, a Benly era a moto "superdesportiva" da marca: tinha um estilo simples, ergonomia altamente desportiva, motor potente com sonoridade fantástica e capacidade de manobra de alta precisão.
Por isso o design da CB1000F concentra-se no essencial, com traços bem vincados que fluem do depósito, passando pelas tampas laterais e pelo assento, até à carenagem traseira. O nostálgico farol redondo é ladeado por duas bem visíveis buzinas e os gráficos arrojados do depósito e das tampas laterais são inspirados na moto com que Freddie Spencer alinhou nas provas AMA.
Baseada na aclamada plataforma CB1000 Hornet, o seu motor de quatro cilindros em linha, derivado da CBR1000RR Fireblade de 2017, foi completamente reajustado, com a potência descendo na gama de rotação, pelo que o valor máximo de 122cv é agora atingido às 9000 rpm, com um binário de 103 Nm a chegar às 8000 rpm (na Hornet são 156cv às 11000 rpm e104 Nm às 9000 rpm), dando mais impulso a baixa e média rotação,
Para tal, a admissão foi completamente revista, com o comprimento dos funis de admissão aumentado em 50 mm, passando agora para 140 mm, com um diâmetro mínimo de 36 mm (que antes era de 42 mm). Os diâmetros da entrada dos funis variam: 40 mm para o par direito e 50 mm para o esquerdo, o que provoca um som de admissão "pulsante" à medida que se roda o acelerador.
A transmissão também foi revista. A primeira e a segunda relações são mais curtas, melhorando as respostas e as acelerações a baixa velocidade. As outras são mais altas, para uma condução mais descontraída a rotação mais baixa durante uma condução a velocidade de cruzeiro.
Por exemplo, a 100 km/h em sexta, o motor apresenta um regime de apenas 4000 rpm, em comparação com as 4300 rpm registadas na Hornet à mesma velocidade. A embraiagem assistida e deslizante oferece uma manete de accionamento muito leve, reduzindo a fadiga e controlando os "ressaltos" da roda traseira nas reduções mais bruscas e rápidas.
Em termos de consumos, a Honda anuncia uns eficientes 5,96 L/100 km (17,86 km/L) e o depósito tem capacidade para 16 litros de combustível, oferecendo uma autonomia potencial de 280 km.
A suspensão conta com uma forquilha invertida Showa SFF-BP de 41 mm à frente e um amortecedor traseiro Showa atrás, ajustáveis e de elevada qualidade, com configurações personalizadas; atrás há um sistema Pro-Link e tudo isto oferece uma condução suave em todas as condições.
A travagem é assegurada por pinças de travão dianteiras radiais de quatro êmbolos, que trabalham em discos flutuantes de 310 mm e as jantes de alumínio fundido montam pneus 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17 na frente e atrás.
Uma unidade de medição de inércia (IMU) de seis eixos está agora no centro do controlo da condução. Além de monitorizar o ABS em curva, controla também o acelerador eletrónico (TBW) que oferece três modos de condução predefinidos com combinações já definidas de potência, efeito travão-motor, controlo anticavalinho e sistema de tração variável (o famoso HSTC); as opções USER deixam o utilizador escolher as suas próprias definições destes parâmetros.
O cockpit exibe um ecrã TFT de cinco polegadas que oferece uma utilização intuitiva com grande nitidez, mesmo debaixo de luz intensa e brilhante, para além de conetividade com smartphones: basta que o smartphone tenha a aplicação Honda RoadSync instalada. Tudo é controlado através do novo bloco de comando instalado no guiador esquerdo. Como complemento o sistema Honda Smart Key opera a ignição.
As jantes de 5 raios (originalmente inspiradas no protótipo da CBR1000RR-R Fireblade) são fundidas em alumínio de baixo peso, que calçam pneus de dimensões 120/70-ZR17 na frente e 180/55-ZR17 atrás.
Existem três opções de cores, todas evocativas: Prata Metalizado Wolf com Faixas Azuis, Prata Metalizado Wolf com Faixas Cinzentas e Preto Graphite.
Há toda uma gama de acessórios originais Honda para a CB1000F, que melhoram o estilo, a performance, o conforto e a funcionalidade. Por conveniência, os acessórios vão estar disponíveis em três packs selecionados:
PACK SPORTS
Este pack inclui uma carenagem para o farol pintada à cor da moto, disponível em preto e vermelho ou prata, uma tampa de enchimento de óleo, um jogo de autocolantes laterais para o depósito - para melhorar a aparência da moto -, uma grelha para o radiador e uma proteção para o motor - para proteção adicional -, para além de um sistema Quickshifter para mudanças suaves tanto para cima como para baixo - para melhorar a performance.
PACK COMFORT
Este pack inclui um banco Comfort concebido para aumentar o conforto nas viagens mais longas, uma proteção para o depósito que protege o acabamento e punhos aquecidos ajustáveis em cinco níveis.
PACK TRAVEL
Este pack foi concebido para aumentar a funcionalidade nas maiores distâncias e inclui malas laterais macias de 14 litros (à esquerda) e de 10 litros (à direita), para além de um saco de depósito com 3 litros.
Adicionalmente, há uma ampla gama de opções disponíveis individualmente. Fique a conhecê-las no concessionário Honda mais perto de si.
Veja todos os pormenores nas imagens abaixo:
andardemoto.pt @ 14-10-2025 15:50:57
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews