Ducati 998RS que deu a Steve Hislop o título britânico de 2002 está à venda por 210 mil euros

A máquina está equipada com diversos componentes específicos de competição, entre os quais suspensão Öhlins preparada pela K-Tech, sistema de escape Blue Flame, motor revisto com o número PBM 1, travão de polegar AP Racing e painel de instrumentos de competição.

andardemoto.pt @ 21-8-2026 20:00:00

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

A Ducati 998RS oficial que Steve "Hizzy" Hislop utilizou para conquistar o Campeonato Britânico de Superbikes em 2002 está à venda por cerca de 210 mil euros na Girardo & Co. A moto, construída pela Ducati Corse e utilizada pelo piloto escocês durante toda a temporada, conserva vários elementos originais da campanha que lhe valeu o título.

Trata-se da unidade com o número de chassis VS5801, construída pela Ducati Corse e utilizada pelo piloto ao serviço da equipa MonsterMob Ducati UK, gerida pela Paul Bird Motorsport. A moto acompanhou Hislop ao longo de toda a temporada de 2002 que terminou com oito vitórias, 10 pole positions e 13 voltas mais rápidas. O piloto venceu em Silverstone, Knockhill e Brands Hatch, além de ter triunfado por duas vezes em Oulton Park e Cadwell Park.

Foi, contudo, no circuito de Donington Park, na derradeira ronda do campeonato, que a 998RS ganhou um lugar especial na história da modalidade. Durante a qualificação, Hislop estabeleceu um novo recorde da pista, com uma volta em 1m31,457s, superando por cerca de um décimo de segundo o tempo que Valentino Rossi tinha registado nesse mesmo circuito com a Honda oficial de MotoGP.


A máquina está equipada com diversos componentes específicos de competição, entre os quais suspensão Öhlins preparada pela K-Tech, sistema de escape Blue Flame, motor revisto com o número PBM 1, travão de polegar AP Racing e painel de instrumentos de competição.

Apesar da conquista do título de pilotos e do segundo lugar da MonsterMob Ducati no campeonato de construtores, Hislop deixou a equipa Paul Bird Motorsport no final da temporada. A 998RS permaneceu durante 12 anos como peça de exposição no escritório de Paul Bird, antes de integrar a coleção Ducati de Tony Oneil. O atual proprietário adquiriu-a em 2019. Desde então, o motor foi reconstruído pela Paul Bird Motorsport e a moto foi novamente colocada em condições de funcionamento, permitindo a sua utilização em voltas de demonstração. Segundo a Girardo & Co, a Ducati mantém-se em estado original e plenamente operacional.

A venda inclui, ainda, o fato de competição e o capacete utilizados por Hislop em 2002, cópias das folhas de corrida manuscritas originais da Paul Bird Motorsport relativas à temporada e o sistema de aquisição de dados Magneti Marelli que equipava a moto.

Nascido em Hawick, na Escócia, Steve Hislop foi uma das figuras marcantes do motociclismo britânico. Conhecido como "The Flying Haggis", tornou-se, em 1989, no primeiro piloto a completar uma volta ao circuito do Isle of Man TT a uma velocidade média superior a 190 quilómetros por hora. Ao longo da carreira conquistou 11 vitórias absolutas no TT, quatro delas na corrida Senior, e dois títulos britânicos de Superbikes, em 1995 e 2002. Hislop morreu em 2003, aos 41 anos, num acidente de helicóptero. A 998RS que o acompanhou na conquista do título de 2002 constitui, por isso, uma peça particularmente relevante do seu legado desportivo.

andardemoto.pt @ 21-8-2026 20:00:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp