MotoGP Jerez 2020 - Michelin bate dois recordes

Duplo recorde na estreia do novo pneu Michelin:  Fabio Quartararo bateu o recorde do circuito e Andrea Dovizioso registou a velocidade de ponta mais elevada de sempre neste traçado.

andardemoto.pt @ 22-7-2020 01:12:30

A Michelin estreou o seu novo pneu traseiro para MotoGP na primeira ronda da temporada de 2020, disputada no Circuito de Jerez - Ángel Nieto, em condições extremas, com temperaturas em pista superiores a 50° C. 

A mais recente evolução do pneu traseiro MICHELIN POWER SLICK

O novo pneu traseiro da Michelin foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a performance, a durabilidade, a tração e a estabilidade, seguindo a máxima da estratégia da marca,  “Performance concebida para durar”, que também se aplica aos pneus de estrada.

Este novo pneu de competição, com a sua nova estrutura, representa um grande passo em frente em termos de prestações, e seguramente irá bater múltiplos recordes da volta mais rápida ao longo da presente temporada.


A Michelin concebeu e desenvolveu este novo pneu traseiro nos seus laboratórios em França, assessorada por pessoal e pilotos de MotoGP, antes de poder testá-lo pela primeira vez num circuito do campeonato e com as motos do Mundial de velocidade.

O teste teve lugar na Austrália, no circuito de Phillip Island, onde, além de testar o novo pneu, a Michelin pôde recolher interessantes dados para avaliar as caraterísticas do composto. 

No final do ano transato, nos testes realizados em Valência e em Jerez, foram realizados novos testes de avaliação e, de regresso à sede em Clermont-Ferrand, a Michelin aperfeiçoou o produto com base nos testes e nos dados recolhidos. Os engenheiros da Michelin trabalharam afincadamente para melhorar os seus pneus. 

A competição é um laboratório perfeito para continuar a evoluir os pneus, submetendo-os a condições extremas. Um conhecimento extremamente valioso, que serve para oferecer aos clientes as melhores performance, segurança e durabilidade também em estrada.

Duplo recorde na estreia do novo pneu Michelin

A estreia do novo pneu da Michelin em Jerez foi um rotundo êxito. O piloto francês Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT) obteve a pole position, bateu o recorde do circuito, com um tempo de 1:36.705 em qualificação, e alcançou a vitória.

Este não foi o único recorde do fim de semana, dado que o italiano Andrea Dovizioso (Ducati), que terminou a corrida na terceira posição, registou a velocidade de ponta mais elevada de sempre neste traçado: 296,7 km/h. 


O recorde da pista chegou a surpreender o tricampeão do mundo de MotoGP, Jorge Lorenzo, que felicitou a Michelin através das suas redes sociais: “Parabéns, também, para a Michelin, pelo novo recorde da pista. 1:36.7 com esta temperatura no asfalto é impressionante. Creio que o novo pneu traseiro funciona muito bem”, referiu o piloto maiorquino.

Sem dúvida um resultado importante para Michelin, marca global que está presente em 170 países, emprega mais de 127.000 pessoas e dispõe de 69 centros de produção de pneus, espalhados pelo mundo, que em 2019 fabricaram um total de 200 milhões de pneus. 

Atribuição de pneus de MotoGP para a temporada 2020

Ao longo da temporada, a Michelin porá à disposição das equipas um total de 1200 pneus para cada corrida. A quantidade e o tipo de pneus destinados para cada piloto,será a seguinte:

Pneus slick (total: 22)
- 10 pneus dianteiros, com um máximo de 5 de cada especificação:  A: soft, B: medium; C: Hard.
- 12 pneu traseiros, com um máximo de 6 com especificação A, 5 com especificação B e 4 com especificação C.

Pneus de chuva (total: 13)
- 6 pneus dianteiros com duas especificações
- 7 pneus traseiros com duas especificações

MotoE: novos pneus mais sustentáveis

O Grupo Michelin está fortemente comprometido com a sustentabilidade e, por isso, aposta também no MotoE, a categoria elétrica do Mundial de Motociclismo de velocidade, cuja temporada também arrancou no passado fim de semana em Jerez, tendo a vitória sido conquistada pelo brasileiro Eric Granado, aos comandos da Energica Ego Corsa da Avintia Esponsorama Racing.


Para 2020, a Michelin desenvolveu uma nova gama de pneus ainda mais inovadores e respeitadores do meio ambiente, que sublinham o compromisso do fabricante de pneus com a mobilidade sustentável.

Os engenheiros da Michelin Motorsport redesenharam a estrutura do pneu traseiro, e também utilizaram biomateriais e componentes reciclados, o que permitiu à Michelin disponibilizar um produto ainda mais sustentável e eficiente, e também maximizar a performance das motos eléctricas na busca por melhores resultados.

Atribuição de pneus de MotoE para a temporada 2020

Por cada corrida, a Michelin fornecerá um slick com um único composto, tanto para o pneu dianteiro como para o traseiro, e um pneu de chuva, também com um único composto para ambas as rodas.

A especificação dos pneus pode mudar em função da configuração do circuito e das condições previstas para cada corrida. A Michelin selecionará o composto mais adequado para cada fim de semana de competição.

Pneus slick (total: 9)
- 4 pneus dianteiros e 5 pneus traseiros, uma única especificação de composto

Pneus de chuva (total: 7)
- 3 pneus dianteiros e 4 pneu traseiros, uma única especificação de composto

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andardemoto.pt @ 22-7-2020 01:12:30


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