MotoGP – Testes de Sepang cancelados e Dorna procura alternativas

Os habituais testes de pré-temporada no circuito de Sepang para a categoria MotoGP não se irão realizar como previsto. A pandemia do coronavírus obrigou o governo malaio a aplicar restrições que impedem a entrada do material e pilotos no país. A Dorna já está à procura de alternativas e Portimão pode ser hipótese.

andardemoto.pt @ 13-1-2021 12:33:44

Depois do que aconteceu na temporada 2020, em que a FIM, a Dorna e a IRTA foram obrigadas a reorganizar por completo o funcionamento e calendário do Mundial de Velocidade devido ao alastrar da pandemia Covid-19, tudo fazia prever que a temporada 2021 seria mais tranquila em termos organizativos.

No entanto o coronavírus parece não querer dar descanso ao planeta, e com o agravemento do número de infetados em várias zonas do globo, muitos países estão a implementar medidas de restrição à circulação bastante mais apertadas.

Um desses países é a Malásia. O governo local assistiu ao escalar exponencial do número de infetados nas várias províncias malaias, incluindo em Sengalor, onde se situa o circuito de Sepang. Sem alternativas, o governo malaio adotou medidas de confinamento para a sua população e restringiu a realização de eventos que possam significar ajuntamento de pessoas.

Para além disso a Malásia fechou as suas fronteiras a viajantes. Apenas residentes na Malásia ou trabalhadores com visto de trabalho malaio poderão entrar no país ao longo das próximas semanas.



Tudo isto acaba por ter consequências ao nível da realização dos testes oficiais de pré-temporada que habitualmente marcam o regresso às pistas dos pilotos da categoria MotoGP.

Este ano o calendário previa testes para os “rookies” e para os pilotos oficiais de testes de cada fabricante entre os dias 14 e 16 de fevereiro. Depois seria a vez de marcarem presença em pista os pilotos oficiais de MotoGP, que estariam em Sepang entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

Impedidos de transportar o necessário material e com os pilotos também sem hipótese de entrar em solo malaio, a Federação Internacional de Motociclismo, a Dorna e também a IRTA anunciaram o cancelamento dos testes de pré-temporada no circuito de Sepang.

Os segundos testes de pré-temporada com carácter oficial, a realizar no circuito de Losail, no Qatar, deverão manter-se conforme previsto, de 10 a 12 de março. No entanto existe a forte possibilidade de também esses testes serem cancelados.



Face a tudo isto, a Dorna, liderada por Carmelo Ezpeleta, já estará em campo para encontrar alternativas.

Com tempo em pista tão limitado, os testes de pré-temporada são vitais para as equipas de MotoGP encontrarem soluções que depois vão servir de base para usar ao longo da temporada 2021. Sem teste de Sepang e com o teste do Qatar em risco, a Dorna entende que será necessário encontrar alternativas para que os pilotos e equipas possam acumular tempo em pista e testar as suas motos.

Nesse sentido, o Autódromo Internacional do Algarve, perto de Portimão, apresenta-se como uma das soluções mais válidas para acolher um teste de pré-temporada de MotoGP. Para além das condições de excelência fornecidas pela infraestrutura algarvia, Portugal não tem – pelo menos para já – medidas que impeçam a entrada do material das equipas e os pilotos no nosso país.

Recordamos que o AIA está no topo da lista de circuitos que estão de reserva para a temporada 2021 do Mundial de Velocidade. Tal como aconteceu em 2020, o circuito algarvio pode vir a entrar novamente no calendário pois haverá circuitos que estão com dificuldades para garantir a realização dos Grandes Prémios inicialmente previstos.

andardemoto.pt @ 13-1-2021 12:33:44


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP