MotoGP – Antevisão e horários do Grande Prémio de Doha

A segunda prova do calendário vai realizar-se de 2 a 4 de abril no circuito de Losail. A segunda corrida noturna do ano será uma hipótese dos pilotos que não estiveram tão bem na primeira ronda recuperarem pontos. Saiba aqui quais os horários do Grande Prémio de Doha.

andardemoto.pt @ 30-3-2021 11:00:00

Agora que já sentimos novamente a adrenalina de ver os melhores pilotos de motos do mundo frente a frente a mais de 300 km/h, no que foi um emocionante Grande Prémio do Qatar com vitória para Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha), não teremos de esperar muitos dias para os ver novamente em pista!

O circuito de Losail é o único a receber uma ronda dupla nesta temporada de 2021 de MotoGP, e a primeira edição do Grande Prémio de Doha realiza-se de 2 a 4 de abril.

Com Viñales na liderança da classificação fruto da sua excelente vitória no GP do Qatar, será interessante perceber o que é que as equipas conseguem fazer para melhorar a performance das suas motos tendo em conta que em poucos dias voltam a competir no mesmo circuito do passado fim-de-semana.

O vento e a muita areia que já se tornaram em fatores habituais em Losail são apenas algumas das dificuldades que os pilotos vão ter de enfrentar, e como vimos no primeiro GP do ano, as temperaturas serão talvez o fator decisivo na obtenção de bons resultados.

Leia também – MotoGP: Guia completo da temporada 2021


Por exemplo, nas MotoGP a terceira sessão de treinos livres, a derradeira oportunidade dos pilotos assegurarem uma passagem direta à Qualificação 2, foi totalmente inútil devido às elevadas temperaturas sentidas no circuito.

Tendo em conta o que vimos na primeira corrida do ano, a segunda corrida de MotoGP não deverá ser muito diferente. As Ducati, sejam as motos de fábrica ou as satélite, têm uma enorme vantagem de potência e velocidade máxima, e os seus pilotos têm sabido tirar proveito disso mesmo na longa reta da meta de Losail.

Mas no “miolo” do circuito as coisas são bem diferentes. As Yamaha YZR-M1 de fábrica, principalmente pelas mãos de Viñales, mas até certo momento também com Fabio Quartararo, demonstraram ser capazes de bater as motos italianas. Também as Suzuki Ecstar de Joan Mir e Alex Rins disseram “presente!” na ronda de abertura, embora não seja expectável vermos os dois pilotos espanhóis a lutar pela “pole position”, pois a moto japonesa está desenvolvida para excelentes performances em corrida.



Nomes que também teremos de ter em conta nesta segunda corrida são Aleix Espargaró (Aprilia Gresini) ou o seu irmão Pol, que levou a Repsol Honda a um resultado interessante nesta que foi a sua primeira aparição em corrida com a RC213V.

Nos estreantes, o “sangue na guelra” que muitos demonstram tem de ser acalmado pelas suas equipas. Que o diga Jorge Martin (Pramac Ducati), que depois de um arranque verdadeiramente espantoso, ficou completamente perdido frente aos adversários mais experientes e terminou em 15º. Mas mais interessante será perceber se o campeão em título das Moto2, Enea Bastianini, consegue novamente colocar a Ducati da Avintia dentro dos dez melhores, como fez na sua estreia no passado domingo.


Quanto ao português Miguel Oliveira, o 13º lugar que conseguiu, com muito esforço da sua parte, é um resultado que até iguala o melhor que a KTM tinha conseguido no circuito de Losail.

No entanto não podemos dizer que nas hostes da marca austríaca tudo está bem, pois para além do circuito não favorecer as características da RC16, a verdade é que o próprio Miguel Oliveira assume que ainda falta um pouco para estar no ponto em que poderá enfrentar de igual para igual os seus rivais.

Numa temporada intensa como a de 2021, Miguel Oliveira sabe que a KTM tem uma enorme capacidade de adaptação. Por exemplo, no ano passado os resultados da equipa melhoraram sempre que visitaram um circuito pela segunda vez. Será que teremos o piloto português dentro dos dez melhores de MotoGP no Grande Prémio de Doha?


Horários do Grande Prémio de Doha


Sexta-feira, 2 de abril
11H50 – Moto3 – FP1
12H45 – Moto2 – FP1
13H40 – MotoGP – FP1
16h10 – Moto3 – FP2
17H05 – Moto2 – FP2
18H00 – MotoGP – FP2

Sábado, 3 de abril
11H25 – Moto3 – FP3
12H20 – Moto2 – FP3
13H15 – MotoGP – FP3
15H30 – Moto3 – Qualificação 1
15H55 – Moto3 – Qualificação 2
16H25 – Moto2 – Qualificação 1
16H50 – Moto2 – Qualificação 2
17H20 – MotoGP – FP4
18H00 – MotoGP – Qualificação 1
18H25 – MotoGP – Qualificação 2

Domingo, 4 de abril
12H40 – Moto3 – Warm Up
13H10 – Moto2 – Warm Up
13H40 – MotoGP – Warm Up
15H00 – Moto3 – Corrida
16H20 – Moto2 – Corrida
18H00 – MotoGP - Corrida

andardemoto.pt @ 30-3-2021 11:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP