MotoGP 2021 – Antevisão e horários do Grande Prémio da Holanda

De 25 a 27 de junho realiza-se o Grande Prémio da Holanda no circuito Assen TT. Miguel Oliveira chega ao circuito holandês como um dos grandes favoritos à vitória. E será que Marc Márquez consegue esconder os problemas físicos também neste traçado mais exigente? Saiba tudo e fique a par dos horários de todo o fim de semana de MotoGP em Assen TT.

andardemoto.pt @ 21-6-2021 17:17:57

Depois de mais um fim de semana em alta rotação, o paddock de MotoGP já atravessou fronteiras e encontra-se no circuito de Assen TT para aquela que será mais uma excelente ronda do Mundial de Velocidade em 2021.

O traçado holandês, também conhecido entre os pilotos e fãs como “A Catedral”, será palco de mais uma batalha rumo ao título de campeão de MotoGP. Título esse que, depois de três pódios consecutivos e 65 pontos somados nas últimas três corridas, pode vir a ser do português Miguel Oliveira.

O piloto da Red Bull KTM Factory voltou a mostrar em Sachsenring, no Grande Prémio da Alemanha, que a KTM RC16 transformou-se numa das motos mais eficazes do plantel de MotoGP. Talvez até a mais eficaz, pois não só está extremamente rápida em linha reta, como nos setores mais retorcidos e onde é necessária muita velocidade em curva, a RC16 não fica atrás de nenhuma rival.


Por outro lado o português Miguel Oliveira, depois do início de temporada abaixo daquilo que o próprio esperava, encontra-se numa forma formidável e só mesmo um “super” Marc Márquez (Repsol Honda) conseguiu impedir a segunda vitória consecutiva do “Falcão” de Almada.

O piloto da KTM e atual sétimo classificado do campeonato a apenas um ponto do sexto (Maverick Viñales) já demonstrou em temporadas anteriores que o traçado holandês é ao seu gosto. Tudo se conjuga portanto para voltarmos a ver Miguel Oliveira entre os mais rápidos desde a primeira sessão de treinos livres, e certamente está entre os favoritos à vitória na corrida de domingo.

Para essa corrida teremos agora de contar com um leque ainda mais alargado de pilotos que podem estar na luta pelos lugares do pódio.



Marc Márquez parece estar cada vez melhor, e embora a vitória no Sachsenring fosse esperada por todos – recordamos que o piloto da Honda venceu no circuito alemão nos últimos 11 anos e oito vezes consecutivas em MotoGP! – até pelas características do traçado serem favoráveis ao físico do espanhol, a verdade é que Márquez esteve novamente ao seu melhor nível. Conseguirá repetir a performance no Grande Prémio da Holanda e num circuito mais exigente do ponto de vista físico?

A lista de favoritos inclui, claro, o líder do campeonato. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) salvou alguns pontos na luta pelo título de campeão num fim de semana horrível para as hostes da Yamaha. Aliás, o ambiente na box da equipa de fábrica não será de todo o melhor depois de Maverick Viñales “explodir” contra a estratégia adotada pela equipa e que, de acordo com o espanhol, não o favorece e até roça a falta de respeito.


Ainda nas hostes da Yamaha, estará para breve – diz-se que será durante o GP da Holanda – o anúncio de que Valentino Rossi não renova com a Petronas Yamaha SRT. A equipa malaia liderada por Razlan Razali entende que os resultados do italiano estão muito abaixo do esperado, e a Petronas Yamaha SRT procura agora um substituto para o lugar de Rossi, tendo decidido não renovar o contrato que os une.

Por sua vez Rossi deverá aguentar um pouco mais antes de decidir o seu futuro. Ou pelo menos anunciar o futuro. Saindo da Petronas Yamaha SRT, o veterano italiano não tem muitas equipas para onde ir, e tendo em conta as suas últimas declarações e também resultados, estaremos a poucos dias de ouvir Valentino Rossi confirmar o fim da sua carreira enquanto piloto de MotoGP.



De regresso à antevisão ao Grande Prémio da Holanda, a dupla da Ducati Lenovo Team, Francesco Bagnaia e Jack Miller, tem estado um pouco discreta em termos de resultados. Porém os dois conseguem sempre terminar as corridas de forma a amealhar bons pontos para o somatório final. Em Assen TT, tanto Bagnaia como Miller voltam a ter oportunidade de mostrar que têm o que é preciso para ganhar.

Na Aprilia Gresini reina o otimismo. Pelo menos em relação a Aleix Espargaró, pois Lorenzo Savadori continua a desiludir. Com Andrea Dovizioso a testar a RS-GP de Noale, será que os responsáveis da equipa italiana vão continuar à espera que Savadori apresente resultados ou preferem pedir (convencer) a Dovizioso que regresse à competição?

Por outro lado temos a Suzuki Ecstar. A equipa japonesa é a atual campeã e conta com o campeão em título Joan Mir. Mas tanto Mir como o seu companheiro de equipa Alex Rins têm estado bastante abaixo do que seria de esperar deles. Com uma moto conhecida pela sua eficácia em curva, esperava-se que tanto Mir como Rins estivessem em bom plano no GP da Alemanha. Mas aconteceu o contrário. No Grande Prémio da Holanda voltam a encontrar um circuito rápido e que pede estabilidade em curva. Ideal para regressarem ao pódio.

E na luta pelo pódio teremos, inevitavelmente, de inclui o francês Johann Zarco (Pramac Ducati). Segundo classificado no campeonato, Zarco arrancou da “pole position” para a corrida de Sachsenring, mas a corrida alemã não correu de feição para Zarco que se ficou pelo oitavo lugar bastante longe daquilo que já nos mostrou esta temporada. Mas o francês é rápido, e num circuito como Assen TT será mais um dos que pode chegar à vitória.

Horários do Grande Prémio da Holanda


Sexta-feira 25 de junho


8h00 – Moto3 – FP1
8h55 – MotoGP – FP1
9h55 – Moto2 – FP1
12h15 – Moto3 – FP2
13h10 – MotoGP – FP2
14h10 – Moto2 – FP2

Sábado 26 de junho

8h00 – Moto3 – FP3
8h55 – MotoGP – FP3
9h55 – Moto2 – FP3
11h35 – Moto3 – Q1
12h00 – Moto3 – Q2
12h30 – MotoGP – FP4
13h10 – MotoGP – Q1
13h35 – MotoGP – Q2
14h10 – Moto2 – Q1
14h35 – Moto2 – Q2

Domingo 27 de junho

7h40 – Moto3 – Warm Up
8h10 – Moto2 – Warm Up
8h40 – MotoGP – Warm Up
10h00 – Moto3 – Corrida
11h20 – Moto2 – Corrida
13h00 – MotoGP – Corrida

andardemoto.pt @ 21-6-2021 17:17:57


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP