MotoGP, 2022, Teste Misano: Quartararo mais rápido

Márquez lidera entre as Honda, Oliveira nas KTM

A Yamaha finalmente descobriu mais alguma para 2023 - e talvez até 2022 - e Márquez conseguiu fazer alguns quilómetros mas queixou-se de dores.

andardemoto.pt @ 7-9-2022 20:12:39 - Paulo Araújo

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

As equipas estão a fazer as malas após a conclusão de dois dias de ação no Teste Oficial de MotoGP Misano, e foi a Yamaha Monster Energy que ficou no topo da tabela de tempos. Fabio Quartararo terminou o Dia 2 com um 1:31.054, o tempo mais rápido do teste em geral, enquanto na Honda Repsol, Marc Márquez continuou a acumular voltas no seu regresso da cirurgia e na KTM Oliveira foi o mais rápido.  

YAMAHA: Grande parte da conversa pré-teste centrou-se em torno do novo motor da Yamaha, e os gráficos de velocidade máxima deram uma leitura muito encorajadora. Quartararo registou 298,3km/h na pré-localização de quarta-feira, terceiro a menos de 2km/h mais lento do que Jorge Martin (Prima Pramac Racing) registado numa das balas de Bolonha, também conhecida como Ducati.
"El Diablo" admitiu ter utilizado um cone de ar para atingir essa velocidade, mas ainda estava bastante satisfeito com o que o fabricante de Iwata conseguiu fazer. Ele foi mais rápido na sessão da manhã, com 1:31.116, antes de tirar um pouco mais de tempo à tarde para consolidar o seu lugar no topo da folha de tempos.
A Yamaha também trabalhou num novo chassis, bem como em novas peças aerodinâmicas, com diferentes versões vistas nas motos de Quartararo e Franco Morbidelli, que terminou o teste em 12º lugar.


O Director de Equipa Massimo Meregalli diz que o novo chassis poderá aparecer já no próximo Gran Premio Animoca Brands de Aragón. Meregalli também intimou que a Yamaha pode ter encontrado uma forma de conseguir mais potência este ano, o que exigiria um desenvolvimento algures para além do motor.  

HONDA: Os fãs de Marc Márquez regozijam-se! O oito-vezes Campeão do Mundo completou mais 61 voltas no Dia 2 do teste de Misano. Não foi certamente a maior quilometragem feita, mas marcou um sólido percurso em ambas as sessões de quarta-feira - um sinal extremamente positivo para a aptidão física do piloto Honda após a sua cirurgia no braço em Junho, e portanto um sinal extremamente positivo para a Honda em geral.
Quanto à maquinaria, também havia muita coisa a acontecer na Honda. O braço oscilante Kalex que o piloto de teste HRC Stefan Bradl experimentou no Dia 1 voltou no Dia 2 - e desta vez, foi visto numa das motos de Marc Márquez. O #93 tinha três exemplos diferentes da RC213V à sua disposição, sendo estes um par de versões 2022 e mais um modelo 2023, e a Honda testou três entradas de ar diferentes na sua frota de motos. Bradl também testou um escape diferente, e até fez alguns testes de corrida com a moto de 2021. Na folha de tempos, Marc Márquez foi o melhor das Honda no dia, 13º nos tempos combinados, com uma 1:31.642 na sessão da manhã do dia 2.

DUCATI: O vencedor do Grande Prémio de San Marino Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) terminou o teste segundo mais rápido graças ao 1:31.172 que marcou antes da hora do almoço no Dia 2, enquanto o homem que foi segundo no Domingo passado, Enea Bastianini (Gresini Racing) reclamou o quarto lugar no teste com um 1:31.260. Nenhum dos pilotos da Ducati se aventurou a entrar na pista à tarde, enquanto a Mooney VR46 já tinha terminado o seu teste no Dia 1. No essencial, a marca de Bolonha trabalhou no chassis e nova aerodinâmica, embora apenas com Bagnaia e Bastianini. Entretanto, Jack Miller (Ducati Lenovo Team) teve uma queda na Curva 4.  


APRILIA: Ambos os pilotos da Aprilia Racing, Maverick Viñales e Aleix Espargaró, terminaram entre os cinco primeiros, o primeiro em terceiro num 1:31.189 e o segundo em quinto num 1:31.333 - ambos na sessão da manhã do Dia 2.
De notar, contudo, que um acidente de Espargaró nessa sessão o deixou com um dedo mindinho partido na mão esquerda.
Felizmente, não precisará de ser operado, e embora o vencedor do Grande Prémio da Argentina admitiu estar a sofrer, espera estar bem para montar em Aragón.
O fabricante de Noale testou chassis diferentes e, tal como a Yamaha, poderia lançar uma nova especificação em Aragón.
Havia também nova aerodinâmica a experimentar, com asas maiores e uma área de superfície alargada nas carenagens laterais na procura de mais aderência a meio do chassis.   


KTM: Apesar de boatos no paddock, Francesco Guidotti, Director da KTM Red Bull Factory Racing Team, disse que o fabricante austríaco não tinha um protótipo 2023 em Misano, embora tivesse testado peças 2023.
Miguel Oliveira foi o mais rápido num 1:31.585, embora grande parte do trabalho de desenvolvimento tenha sido feito por Brad Binder e pelo piloto de testes Dani Pedrosa, que fez um grande esforço de 46 voltas na quarta-feira à tarde.  
SUZUKI: A equipa Suzuki Ecstar completou o seu programa no Dia 1 do teste, e não esteve em ação no Dia 2.

andardemoto.pt @ 7-9-2022 20:12:39 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp