MotoGP, 2022, Valência - Ainda em jogo na final

Muito por definir no Ricardo Tormo

O título e vice-campeonato de MotoGP, Moto2 e mais ainda estão por decidir, com um fim-de-semana emocionante à espera no Circuito Ricardo Tormo  

andardemoto.pt @ 28-10-2022 14:57:00 - Paulo Araújo

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

A decisão no Gran Premio Motul de la Comunitat Valenciana está a aparecer no horizonte.

É um enorme fim-de-semana de ação que se aproxima no Circuito Ricardo Tormo, portanto, o que permanece em jogo rumo à ronda final da época de 2022?

O título de pilotos de MotoGP

O grande. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) vs Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy).

Um destes dois será coroado Campeão do Mundo de MotoGP 2022 no domingo em Valência, com Pecco a deter uma vantagem de 23 pontos sobre o francês após a sua vitória no GP da Malásia.


Os três primeiros do MotoGP

Tanto o terceiro atual Aleix Espargaró (41, Aprilia Racing) como o quarto classificado Enea Bastianini (23, Gresini Racing) ainda podem ser vice-campeões, mas isso exigiria que ganhassem a corrida e que Quartararo tivesse um domingo muito dececionante. Um ponto separa Espargaró e Bastianini, pelo que pelo menos a medalha de bronze está à espera para ser conquistada.

Jack Miller (Ducati Lenovo Team) também está matematicamente com uma hipótese de ainda terminar dentro dos três primeiros, mas isso é uma encomenda enorme para o australiano, que está a 22 pontos de Bastianini.

Título de pilotos  de Moto2

Antes da decisão do título de MotoGP começar, estaremos a assistir ao final da corrida ao título de Moto2 com Augusto Fernández (37 abaixo, KTM Red Bull Ajo) e Ai Ogura (79 abaixo, Honda Idemitsu Team Asia) frente a frente.

As probabilidades estão a favor de Fernández após a queda de Ogura em Sepang na última volta, com 9,5 pontos a separar a dupla.


Título de Equipas de Moto2

Tal como o título de pilotos, é KTM Red Bull Ajo x Honda Idemitsu Team Asia para esta coroa. Os primeiros, e os detentores atuais do título, têm uma vantagem de 33,5 sobre os segundos, pelo que será difícil para a Honda Idemitsu Team Asia sair no topo. Mas não impossível!

Moto2 Rookie do Ano

Após a queda de Pedro Acosta (KTM Red Bull Ajo) no GP da Malásia, Alonso Lopez (Beta Tools Speed Up) está agora na pole position para conquistar o prémio de Novato do Ano Moto2 - apesar de faltar às primeiras seis corridas.

O 2º em Sepang de López viu o espanhol ganhar 3,5 pontos de vantagem sobre Acosta no campeonato, pelo que esta é uma das seis categorias a disputar em Valência.

Estreante de Moto3 do Ano

Diogo Moreira (MT Capacetes - MSI) ocupa o oitavo lugar na geral com 104 pontos, com o estreante mais próximo Daniel Holgado (KTM Red Bull Ajo), vencedor do título de JúniorGP de 2021.

Há sete pontos entre o duo, enquanto David Muñoz (BOE Motorsports) também tem uma hipótese matemática de conquistar o título de Novato do Ano.

No entanto, o espanhol está a 20 pontos de Moreira, pelo que seria necessário um grande salto para Muñoz.

andardemoto.pt @ 28-10-2022 14:57:00 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp