MotoGP, 2023, Teste Sepang – Pirro lidera Dia 3

Finalmente com pista seca

Michele Pirro, da Ducati, liderou o terceiro dia em tempos por volta, depois de baixar o seu melhor para 2:00,118s à frente de Cal Crutchlow da Yamaha e do estreante Augusto Fernández.  

andardemoto.pt @ 7-2-2023 09:37:10 - Paulo Araújo

Com o desempenho do motor 2023 da Yamaha em destaque, Crutchlow (acima) atingiu a velocidade máxima de 335,4km/h, 4km/h mais rápida do que a M1 conseguiu nas mãos de Quartararo no fim-de-semana da corrida em Outubro passado.

A Ducati de Pirro (foto de abertura) marcou hoje uma velocidade de 336,4km/h, mas como a velocidade máxima indicada é "substituída" cada vez que um piloto atravessa o separador de velocidade, estes podem não ser os seus melhores resultados absolutos.


Crutchlow foi oficialmente mais rápido para a Yamaha em cada um dos dias de abertura interrompidos pela chuva, com o sol finalmente a quebrar as nuvens esta terça-feira de manhã para secar algumas zonas húmidas durante a noite.

Mas depois de o inglês ter aparecido para fazer todo o trabalho de desenvolvimento da Yamaha sozinho, trocando entre três motos de teste diferentes (T1, T2, T3) nos dias anteriores, Katsuyuki Nakasuga levou para a pista a M1 preta 'T2' no início do dia 3. Crutchlow também esteve de novo em ação, com a nova carenagem, na máquina designada por T3.


Dani Pedrosa da KTM (acima) esteve de novo a rodar sem um transponder e correu o boato de ter sido oficiosamente mais rápido do que Crutchlow no dia 1.

O Shakedown é utilizado principalmente para garantir que as novas máquinas estão a funcionar corretamente antes de serem entregues aos pilotos de corrida, bem como algum trabalho de desenvolvimento em peças novas (especialmente aerodinâmica).

Embora se espere que mais peças de aerodinâmica sejam reveladas durante o teste oficial, a Aprilia tem sido vista até agora usando uma nova carenagem com aberturas extra para canalizar o ar sobre as asas de forma mais suave, a Ducati acrescentou uma carenagem lateral extra, a Yamaha tem uma carenagem angular 'furtiva' maior, enquanto a Honda e a KTM parecem ter usado até agora desenhos anteriormente vistos.


A KTM, que também rodou com Jonas Folger, está preparada para estrear algumas peças novas concebidas em colaboração com a Red Bull Advanced Technologies, embora os atrasos da chuva possam impor uma espera até ao teste Oficial.

Pedrosa passou algum tempo no último dia utilizando uma carenagem preta com uma secção inferior ao estilo Aprilia, possivelmente a mesma carenagem vista no teste de Valência.


andardemoto.pt @ 7-2-2023 09:37:10 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP