MotoGP - MotoE 2023 apresentado em Vallelunga

Nova moto é Ducati

O Campeonato MotoE passa a mundial e verá 18 pilotos em protótipos elétricos Ducati "V21L" competirem em pista em oito Grandes Prémios, com duas corridas a cada sábado.

andardemoto.pt @ 18-3-2023 09:03:45 - Paulo Araújo

O Campeonato do Mundo começa a 13 de maio com o Grande Prémio de França, em Le Mans e o evento de apresentação contou com Claudio Domenicali e Carmelo Ezpeleta, os CEO da Ducati e da Dorna Sports.

Será a quinta edição do “campeonato emissões zero”, que pela primeira vez terá estatuto de mundial.

Claudio Domenicali, CEO da Ducati: "A decisão de participar no Campeonato do Mundo de MotoE como fornecedor único é um marco na estratégia da Ducati. De facto, a eletrificação, bem como a introdução de combustíveis de emissões de CO2 neutras para motores de combustão interna (e-fuel), será necessária para reduzir a pegada de carbono da Ducati e nos permitir alcançar os nossos objetivos de sustentabilidade.”

“No entanto, cada verdadeira Ducati é, acima de tudo, emoção, por isso é muito importante (...) manter o carácter desportivo e as características. Com a V21L queríamos desafiar os limites do sector procurando criar a moto elétrica de maiores prestações jamais feita para a pista. Acima de tudo, queríamos desenvolver as capacidades internas, de modo a estarmos prontos quando a tecnologia tornar possível a criação de uma moto elétrica de estrada com todas as características que distinguem uma Ducati.”


“Tendo 18 pilotos com diferentes necessidades e estilos de pilotagem em pista ao mesmo tempo, representa uma grande oportunidade para a Ducati estudar o que pode vir a ser o carácter de uma futura Ducati elétrica. Os primeiros testes em Jerez correram muito bem. Apesar da meteorologia desfavorável, o feedback dos pilotos e equipas sobre a moto foi muito bom, com o novo recorde não oficial do circuito. A Ducati nunca tinha construído um número tão grande de protótipos, e também isto representa para nós um desafio dentro do desafio".

Após os primeiros testes em Jerez, os pilotos testam em Barcelona de 3 a 5 de abril, antes de o campeonato do mundo se iniciar oficialmente a 13 de maio no Grande Prémio de França em Le Mans.

O calendário inclui depois Mugello (10 de junho), Sachsenring (17 de junho) e Assen (24 de junho). Após a paragem de verão as motos Ducati de MotoE estarão de volta à pista em Silverstone a 5 de agosto, antes de enfrentarem os três últimos Grandes Prémios no Red Bull Ring (19 de agosto), Catalunha (2 de setembro) e Misano (9 de setembro).

O formato é duas sessões de treinos livres na sexta-feira de manhã, seguidas por duas sessões de qualificação à tarde. As duas corridas serão realizadas no sábado, a primeira no final da qualificação de MotoGP e a segunda após a Corrida Sprint, outra novidade introduzida na época de 2023.


O novo formato está delineado para a qualificação, com uma estrutura completamente nova no paddock.

Os 18 pilotos de 9 equipas, irão correr com o protótipo "V21L”, desenhado e construído pela Ducati com um processo de desenvolvimento que durou apenas pouco mais de um ano e com a contribuição dos pilotos de teste Michele Pirro, Chaz Davies e Alex De Angelis, que em Vallelunga efetuaram algumas voltas de demonstração na moto elétrica da Ducati.

O protótipo Ducati "V21L" tem um peso total de 225 kg (menos 12 kg que os requisitos mínimos impostos pela Dorna e pela FIM para uma moto capaz de completar a distância de corrida) e tem valores de potência máxima e binário respetivamente de 150 cv e 140 Nm, que num circuito como Mugello lhe permitem atingir uma velocidade de 275 km/h.

A “V21L” é a MotoGP das motos elétricas, combinando tecnologias eletrónicas e dimensões da ciclística desenvolvidas pela Ducati Corse com um processo de design e gestão de projeto típicas de motos de estrada como a Panigale V4.


andardemoto.pt @ 18-3-2023 09:03:45 - Paulo Araújo


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