MotoGP, 2023, Le Mans - Novo chassis Kalex para a Honda
Um olhar em detalhe
Marc Márquez e Joan Mir estrearam
finalmente em Le Mans o novo chassis desenhado pela alemã Kalex para a RCV...
mas foi mesmo um salto em frente?
andardemoto.pt @ 19-5-2023 08:36:02 - Paulo Araújo
O muito falado chassis Kalex da Honda fez a sua estreia no Grande Prémio de França há dias. Depois de o experimentar na manhã de sexta-feira, Marc Márquez e o colega de equipa da Honda Repsol, Joan Mir, continuaram a utilizá-lo ao longo do fim-de-semana, incluindo na corrida Tissot Sprint e GP. Então, o que é que isso nos diz?
Sexta-feira, Márquez e Mir começaram o Treino 1 do MotoGP com o chassis normal, antes de mudarem para o Kalex para experimentar.
Sabendo como a Honda é ciosa e orgulhosa da sua tecnologia, quase preferindo perder do que “dar o braço a torcer” utilizando tecnologia externa, a pergunta era: será que o chassis Kalex veio proporcionar uma grande mudança?
No final de sexta-feira, Márquez e Mir fizeram alguns comentários interessantes, com o último a mencionar que "se sentia um pouco melhor" com o chassis Kalex e que era "capaz de rodar mais confortável, mas é bastante diferente".
Essa diferença será sempre mais complicada para o #36, uma vez que ele ainda se está a habituar à forma como um V4 deve ser pilotado, tendo feito a mudança do 4-em-linha da Suzuki para 2023.
Por outro lado, Márquez tem pilotado V4s durante toda a sua carreira na categoria rainha, pelo que o #93 conseguiu entrar nos pormenores um pouco mais rapidamente.
"É mais um passo em algumas áreas deste circuito, mas precisamos de mais. Não é o único passo que precisamos, precisamos de mais. Ainda estamos a perder muito, estamos a atacar demasiado nos travões, porque estamos a perder na aceleração e na reta. Por isso, estamos a travar muito. Por essa razão, estamos a forçar muito a frente," disse Márquez em Le Mans, o que ficou sobejamente ilustrado pelas suas duas quedas.
De imediato, parece que, embora o chassis Kalex possa ser um passo na direção certa, ainda há muito mais a fazer para o levar ao nível que a Honda deseja.
Dito isto, não foi uma verdadeira surpresa que tanto Márquez como Mir tenham corrido com o chassis Kalex.
No sábado à noite, Márquez parecia bastante positivo em relação ao que tinha aprendido com o quadro Kalex, comentando que o feedback deste permite uma maior margem de erro com a dianteira da sua RC213V.
"Parece que com o [quadro] Kalex é preciso adaptar um pouco o estilo de pilotagem, é preciso ir rápido para a curva, mas não é necessário forçar... é possível cometer mais alguns erros. Podes ir para a frente e voltar. Com o outro [chassis Honda normal], é tão crítico e é tão difícil perceber o pneu da frente. Mas com este [Kalex] parece que se tem mais aviso."
No entanto, embora o oito vezes Campeão do Mundo tenha falado da melhor sensação da frente, também disse que preferia o seu chassis standard a meio da curva, referindo que tinha melhor desempenho a virar.
Do outro lado da garagem, depois de terminar em 14º no Sprint, mais uma vez sem pontuar, Mir disse o seguinte sobre o chassis Kalex: "Tive alguns problemas para parar a moto e manter a trajetória e depois não consegui...
O que eu queria fazer, não consigo, não o consigo fazer. Penso que, de momento, a equipa não compreende o que preciso para ser forte. Além disso, não percebo o que tenho de fazer para pilotar esta moto de uma forma melhor e para ter um bom desempenho."
É interessante que Mir mencione o facto de não ser capaz de manter a trajetória. Será que isto confirma que ele também sente o mesmo em relação aos comentários de Márquez sobre o chassis standard ter melhor viragem? Provavelmente sim.
No domingo, parecia que Márquez tinha conseguido dar mais um passo em frente com o quadro Kalex. Apenas uma queda no final da Curva 7 o impediu de conquistar um fantástico pódio de regresso. No entanto, Márquez não se entusiasmou com o chassis Kalex após a corrida.
"Quer dizer, é claro que o quadro tem uma pequena diferença e é uma pequena ajuda. Mas não é a solução. O Mir estava a usar o chassis, e o Mir é um Campeão do Mundo, e vimos que ele estava a lutar com dificuldades, estava lá atrás e caiu novamente. Por isso, temos de mudar alguma coisa para o futuro, para sermos mais competitivos, para sermos mais seguros, porque todos os anos os pilotos da Honda estão no topo das tabelas de quedas."
Acima de tudo, esta citação resume o passo que o chassis Kalex deu à Honda. Deu-lhes uma oportunidade para irem estudar os dados recolhidos e voltarem com algo que, esperamos, ofereça uma grande melhoria. Mas, como Márquez explica, é uma pequena ajuda e apenas um primeiro passo no que ainda é um longo caminho para voltar ao topo.
O espanhol também reiterou exatamente onde a Honda está a perder para os seus rivais e a diferença que está a fazer para limitar as outras fraquezas.
"É verdade que aqui é um pouco melhor, porque nas duas principais zonas de aceleração, é um dos pontos fortes do meu estilo de condução. Estava a levantar muito a moto, controlo muito bem o acelerador e, por isso, não estávamos a perder muito. Mas no Sector 2, por exemplo, onde se depende muito da aderência da moto, aí estava a perder muito. Mas foi o que tivemos!"
Uma coisa importante a notar em relação a Mir foi o progresso que ele fez ao longo do fim-de-semana em termos de ritmo. Outra queda no domingo, mais uma vez sem pontuar, foi longe do ideal, mas as três voltas antes da queda foram as suas melhores voltas de corrida em todo o fim-de-semana. Além disso, a volta antes do acidente foi três décimos e meio mais rápida do que a sua melhor volta no Sprint.
"O importante é que, na corrida, acho que encontrámos algo", disse Mir. "Consegui fazer 1:32 baixos até à queda, faltando-me um pouco a consistência para o repetir. Mas a velocidade estava mais ou menos lá. Ontem estava a um segundo do ritmo, e hoje a dois décimos do topo. Portanto, é um grande passo".
Mais do que isso, a progressão de Mir não se resume a pilotar um chassis que funciona melhor. A moto é uma mudança total em relação ao que ele está habituado e ainda está a tentar perceber o básico de como andar depressa e estar confortável ao mesmo tempo.
"Modificámos um pouco a geometria, tentando perceber um pouco o que eu preciso e consegui rodar melhor. Este foi o passo em frente.", confirmou Mir aos media.
Em resumo, o quadro Kalex da Honda deu ao gigante japonês um passo em frente, ao mesmo tempo que permitiu a ambos os pilotos ter mais margem de erro e rodar de uma forma mais confortável.
Passos cruciais em frente, mas está longe de ser o artigo final e o passe que os vai impulsionar de novo para estar entre as motos mais rápidas a cada fim-de-semana. Continua a ser uma moto complicada de utilizar, algo que Mir salientou.
"Estamos no fio da navalha. Mais do que fisicamente, mentalmente. Mentalmente, destrói-nos, porque temos de ser super, super precisos, sempre a lutar com a frente, a tentar não exagerar, porque depois é pior. E é um pouco difícil e completamente diferente da moto que experimentei antes".
No entanto, parece haver luz ao fundo do túnel para a Honda. Márquez mostrou grande velocidade após um mês e meio fora de acção e Mir deu um passo significativo no domingo... até cair!
andardemoto.pt @ 19-5-2023 08:36:02 - Paulo Araújo
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