MotoGP, 2023, Mugello – Antevisão do GP de Itália
Tudo muito próximo
Há 2 pilotos italianos em 2 Ducati separados por 1 ponto no
Campeonato. Mugello tem tudo para ser um colosso quando Bagnaia e Bezzecchi
partem em busca de glória em casa, com um elenco de nomes rápidos a procurar
meter-se no seu caminho...
andardemoto.pt @ 5-6-2023 16:02:42 - Paulo Araújo
Depois de um Le Mans ao rubro, a ação vai ser intensa e
rápida nos próximos três fins-de-semana, com o Gran Premio d'Italia Oakley a
dar início a uma tripla de provas em sucessão.
Há apenas um ponto de diferença no topo entre o actual
Campeão Francesco Bagnaia (acima, Ducati Lenovo Team) e o pretendente ao trono Marco
Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team), ambos com forma em Mugello... e em casa.
Em Mugello todos os olhos vão estar postos na Ducati e em
Pecco Bagnaia, mas um único ponto não é muito, especialmente com duas hipóteses
de pontuar em cada fim-de-semana de Grande Prémio.
A liderança estará em jogo na corrida Tissot Sprint em
Mugello, e muito mais. Ganhar neste local é especial para qualquer um, e ainda
mais para pilotos como Bagnaia e Bezzecchi.
Por outro lado, a Ducati é poderosa em Mugello, e há muitas.
Bagnaia e Bezzecchi (esquerda) lideram o ataque, mas o herói da casa Luca Marini (Ducati Mooney
VR46) estará desesperado por voltar à luta pelo pódio, e Jorge Martin (Ducati
Prima Pramac), que vem de uma vitória no Sprint e de um pódio, vai querer
estragar a festa dos heróis da casa.
Tal como o seu companheiro de equipa
Johann Zarco, que ainda está à procura da primeira vitória no MotoGP...
Alex Márquez (Gresini Racing), entretanto, está à procura de
um pouco de sorte e o seu companheiro de equipa Fabio Di Giannantonio dá-se bem
em Mugello, depois de ter conquistado uma impressionante pole position no ano
passado.
Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) também vai estar de
volta à ação. A recuperação foi um pouco longa mas ele voltou a treinar
entretanto, ao contrário de Pol Espagaró, que ainda não vai regressar desta na
GasGas.
Há também o regresso de Michele Pirro como wildcard da Ducati,
mas o GP de Itália é também uma corrida caseira para a Aprilia.
Maverick Viñales (Aprilia Racing) já subiu ao pódio esta
época e esteve em França antes de se juntar a Bagnaia, e tanto ele como o
colega de equipa Aleix Espargaró vão estar à espera de muito - no mínimo de lutar
pelo pódio,.
Entretanto, os seus companheiros de equipa de Noale, Miguel
Oliveira (88 direita) e Raul Fernández, da CryptoData RNF, estão a fazer um teste de
condição física.
Oliveira tem estado afastado e ainda relatou alguns
problemas com a moto no Aprilia All Stars Day, enquanto Fernández espera que
mais tempo para recuperar da cirurgia ao braço lhe permita voltar à pista.
A Aprilia, tal como a Ducati, também tem um wildcard para o
seu piloto de testes Lorenzo Savadori.
No canto laranja, a KTM voltou a ter azar em França, mas a
fábrica austríaca vai estar mais forte em Mugello. Apesar do azar, Brad Binder
(KTM Red Bull Factory Racing) está agora em terceiro no Campeonato... e a
apenas 13 pontos da liderança.
O sul-africano era conhecido como um piloto de domingo antes
de 2023, mas agora também ganhou dois dos cinco Sprints. Está longe de ser
difícil imaginar Binder a liderar depois de Mugello e a estragar a festa dos
heróis da casa.
Para o colega de equipa Jack Miller, (43, esquerda) entretanto, a
velocidade estava bem presente em França, mas o australiano não conseguiu
convertê-la em pontos. No entanto, sabemos que ele consegue, pelo que se pode
esperar que volte a lutar na frente.
Na GASGAS Tech 3, houve muito para celebrar em França, com o
estreante Augusto Fernández a fazer uma impressionante corrida até ao quarto
lugar.
Ele vai querer manter a bola a rolar em Mugello, com a boa
notícia adicional de ter pontuado em todas as corridas até agora, o que não é
fácil.
Do outro lado da garagem será Jonas Folger a correr enquanto
Pol Espargaró continua a sua recuperação.
Na Yamaha, não tem sido o início de temporada mais fácil para Fabio
Quartararo (Yamaha Monster Energy), mas o Campeão de 2021 já esteve no pódio e
marcou pontos de forma consistente, sendo um de apenas três pilotos a fazê-lo.
O francês precisa de um pouco mais de sorte e algumas
qualificações mais difíceis também não lhe facilitaram a vida. Será que isso
pode mudar em Mugello?
O companheiro de equipa Franco Morbidelli, por sua vez,
procura a magia da Argentina depois de algumas corridas mais difíceis e é o
terceiro piloto, juntamente com Quartararo e Augusto Fernández, que pontuou em
todas as corridas até agora.
Pela Honda, as duas pole positions que Marc Márquez (Honda Repsol)
disputou até agora viram-no conquistar a primeira e perder a segunda por apenas
0,058.
Nos Sprints tem um pódio e um quinto... e ficou perto do
primeiro pódio da época em Le Mans. Tudo isso diz que o número 93 não pode ser
descartado, como se alguém realmente se atrevesse.
Mugello não é um local onde Márquez tenha um grande número
de vitórias, mas é claro que já dominou lá.
Dado o trabalho que continua a ser feito para levar a Honda de volta ao
topo, é provável que o objetivo deste fim-de-semana seja mais luta na frente...
mais tempo em pista, mais informação, mais batalhas.
Do outro lado da box da Honda Repsol, Joan Mir vai querer
muito mais em Mugello. Alex Rins (Honda LCR Castrol) também está a ter uma época
difícil, depois de não ter conseguido pontuar em Jerez e Le Mans, após ter
liderado a tabela no COTA com 34 pontos no total. Para Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu) é o oposto, já
que o piloto japonês terminou entre os dez primeiros nas duas últimas corridas
de GP.
Dois italianos, duas Ducati, um único ponto entre eles... a
disputa está apertada no topo!
andardemoto.pt @ 5-6-2023 16:02:42 - Paulo Araújo
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