MotoGP, 2023, GP Catalunha - Aprilia faz (mais) história
Primeiro 1-2 na classe rainha
Com 54 títulos mundiais na velocidade, a Aprilia não é estranha ao sucesso nem aos pódios, e já faltavam poucos
marcos à casa de Noale quando este fim-de-semana conseguiu mais um, ao colocar
as duas motos no pódio na Catalunha.
andardemoto.pt @ 4-9-2023 15:41:24 - Paulo Araújo
Ainda por cima, Aleix Espargaró vive a 20 minutos do circuito de Montmeló e a atmosfera no final, com Viñales em segundo e Oliveira a colocar uma 3ª Aprilia no Top 5, foi incrível.
Porém, a dobradinha não foi inesperada nem inusitada. Antes, deve-se a anos de desenvolvimento meticuloso, e particularmente a um salto em competitividade nas últimas duas ou três rondas.
Antes da vitória na MotoGP, Aleix já tinha ganho a corrida
de Sprint no sábado e com Oliveira a liderar 2 de 3 sessões de treinos, para
acabar na primeira fila da grelha em 3º, até um 1-2-3 que seria ainda mais
histórico parecia ao alcance da marca... e por pouco não foi, pois só à 6ª de
23 voltas foi Oliveira ultrapassado por Martin e depois, mais perto do fim, também por Johann Zarco.
Com o lugar da pole position vazio após a violenta queda de Bagnaia, Martin fez o holeshot, mas Viñales também saiu em grande estilo, com uma manobra firme na primeira volta.
O número 12 liderou à frente de Martin, com Aleix Espargaró a ficar em terceiro, e com Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF) colado.
Viñales começou a ganhar alguma distância em relação a Martin, enquanto Aleix Espargaró estava determinado a garantir que o seu companheiro de equipa não fugia e começou a passar Martin a 21 voltas do fim. Oliveira decidiu então malhar enquanto o ferro estava quente e seguiu-o, subindo para terceiro e criando um histórico 1-2-3 da Aprilia.
Volta a volta, Aleix Espargaró foi diminuindo a diferença para o seu colega de equipa, mas logo atrás, Oliveira não conseguiu segurar a dupla de fábrica, e o piloto português ficou ao alcance da rápida Desmosedici de Martin.
O piloto da Pramac atacou e passou o português na máquina da RNF a 14 voltas do fim.
Depois de aumentar a pressão, Aleix Espargaró recuou alguns décimos depois de um erro a 12 voltas do fim, mas o número 41 voltou a esforçar-se e conseguiu chegar à roda traseira de Viñales na frente, preparando outra oportunidade para assumir a liderança.
A quatro voltas do final, Aleix Espargaró colocou-se ao lado de Viñales na reta da meta e atacou na Curva 1.
Com a RS-GP no interior do #12, e os dois a curvar ao mesmo tempo, Viñales foi mandado para fora e através do anel da volta longa, enquanto Aleix se afastava na liderança.
Os papéis inverteram-se, com Viñales a tentar recuperar a liderança. Parecia impossível, mas na última volta o número 12 estava a começar a aproximar-se.
Porém, Aleix Espargaró manteve-se calmo e controlado sob a pressão para passar a linha de meta e compensar seriamente o seu erro de 2022 na contagem das voltas.
Viñales, apesar de perder o primeiro lugar, fez deste um dia verdadeiramente histórico para a Aprilia, já que ficou a apenas 0,377s do segundo lugar no 1-2.
Atrás, Martin cruzou a meta num solitário terceiro lugar, à frente do seu colega de equipa Johann Zarco, que entretanto relegara Oliveira para o quinto lugar.
Parecia, e foi, um longo caminho desde um começo modesto no Motocross em 1974. Um ano depois, com Loris Reggiani, a marca participa no Mundial de Velocidade de 250 e quase ao dia desta dupla vitória, a 30 Agosto de 1987, marca a primeira vitória em San Marino.
Uma série de títulos de velocidade depois, quer nas 125, quer nas 250, e 294 vitórias depois, a Aprilia começa a aventura na MotoGP, então em 500, em 1994.
A insistência num formato V2, difícil de tornar competitivo apesar da presença entre os técnicos de um jovem Gigi Dall’Igna, vê a marca abandonar a classe rainha em 2004.
Regressaria só em 2015, numa colaboração com a Gresini Racing, o que torna ainda mais notável o sucesso de agora, com Álvaro Bautista e Marco Melandri como pilotos.
No ano seguinte, o protótipo da RS-GP aparece, e consegue 16 lugares no Top 10. 2017 marca a entrada do agora vencedor Aleix Espargaró ao lado de Sam Lowes.
Espargaró permaneceria na família Aprilia, passando ao seu lado ao longo dos anos Scott Redding, Andrea Iannone e Bradley Smith.
Assim, foi só em 2021 que Espargaró, já com Maverick Viñales como colega de equipa, dá o primeiro pódio à Aprilia, em Silverstone, levando-o ao 6º lugar do Mundial.
Incrivelmente, só então a marca decide entrar no Mundial de moto próprio, terminando a colaboração com a Gresini e logo no começo de 2022, consegue a sua primeira vitória na classe rainha na Argentina.
Nesse ano, com Viñales também em forma, Espargaró pisa o pódio ainda em Portugal, Espanha, França e Itália, com uma série de terceiros a que se sucede o 2º lugar na Catalunha... porque se enganou na volta final quando ia a caminho da vitória... este ano, não houve equívocos e Aleix e a Aprilia fizeram história!
andardemoto.pt @ 4-9-2023 15:41:24 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP