MotoGP, 2023, Austrália - Corrida Sprint cancelada

Tempestade anula tudo após Moto2

A corrida australiana de Sprint da MotoGP, reagendada para domingo de manhã, foi cancelada devido à tempestade que assolou o circuito de Phillip Island.

andardemoto.pt @ 22-10-2023 06:43:54 - Paulo Araújo

Os avisos de ventos fortes combinados com chuva e baixas temperaturas fizeram com que a corrida principal de MotoGP na Austrália já tivesse sido transferida para sábado à tarde, trocando de lugar com a corrida de Sprint.

O programa de domingo também começou mais cedo para tentar evitar o pior da tempestade, mas enquanto as três sessões de warm-up e a corrida de Moto3 decorreram como planeado, embora com a pista encharcada, o Grande Prémio de Moto2 a seguir foi interrompido ao fim de dez voltas devido à deterioração das condições.

Com os ventos fortes a continuarem a fustigar Phillip Island e com a previsão de que o tempo iria piorar ainda mais, teve lugar uma reunião entre as equipas e a direção da corrida, resultando no cancelamento do Sprint de MotoGP de 13 voltas, que deveria começar às 13 horas.

Uma declaração da Dorna disse: "Foram feitas alterações ao programa para tentar assegurar o máximo de ação em pista nas condições mais seguras possíveis, mas as condições atmosféricas - previstas para piorar ao longo do dia - obrigaram ao cancelamento de mais atividades em pista após a conclusão da corrida de Moto2."

Trocar o Sprint de sábado pela corrida principal do Grande Prémio provou assim ter sido uma excelente decisão, com as 27 voltas a serem realizadas em condições secas ontem.

No entanto, alguns poderão questionar se o Sprint de MotoGP não deveria ter sido a primeira corrida do programa de hoje, em vez de ser depois de Moto3 e Moto2.

Após o cancelamento, muitos pilotos, liderados pela estrela da casa, Jack Miller, saíram das boxes para dar autógrafos aos fãs que ainda enfrentavam as condições ao longo da reta principal.

O cancelamento do Sprint significa que o atual campeão Francesco Bagnaia leva 27 pontos de vantagem sobre Jorge Martin para as últimas quatro rondas da época, a começar pelo Grande Prémio da Tailândia do próximo fim-de-semana em Buriram.


andardemoto.pt @ 22-10-2023 06:43:54 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP