MotoGP, 2023, Tailândia - Martin no final

Faz tempo e cai

O treino qualificativo em Buriram, que acabou com Jorge Martin na liderança, foi tão renhido que os primeiros 18 estavam separados por meio segundo e Oliveira, a 1,2s da frente, ficou em último…

andardemoto.pt @ 27-10-2023 10:18:15 - Paulo Araújo

No primeiro Treino Livre as Yamaha, depois as Aprilia com Viñales primeiro e Aleix depois e finalmente, a 5 minutos do fim, Martin foram os líderes, as dificuldades continuadas de Miguel Oliveira sempres estiveram patentes, com o português a oscilar entre 19º e 21º na cauda do pelotão.

Estranhamente, além do vencedor Martin, Miguel foi o único a escolher pneus médios, com todos a escolher uma frente macia com uma traseira dura.

Na segunda sessão, chamada apenas de Treino após as alterações recentes, Alex Márquez regressou de lesão em forma, liderando após Quartararo logo de início, com DiGiannantonio também 3º e Oliveira melhorando pelo menos ao ponto de andar em 13º inicialmente em vez de último.

Mais uma vez, Bagnaia ascendia lentamente, passando de 9º inicial para 6º e cometendo alguns erros, à medida que passava a ser Binder a ameaçar a liderança de Alex Márquez.

Uns minutos depois, porém, foi Viñales a vir para diante, enquanto Marc Márquez, apenas 14º, era atingido por uma peça de carbono que aparentemente voara da moto de Martin e vinha à boxe.



Oliveira atacava nalguns setores, mas permanecia muito lá atrás em 16º enquanto o Top 10, qualificado para a Q2 amanhã, incluía Raul Fernández, as KTM, e Nakagami além dos já mencionados mas excluía Bagnaia.

A 11 minutos do fim, Binder passa pela frente mas Viñales riposta para liderar de novo, e Bezzecchi junta-se a ele na frente, enquanto apesar dos melhores esforços de Oliveira este baixa para 20º…

A uns minutos do fim, Bagnaia entra no Top 6 e Viñales permanecia primeiro, com Aleix a vir juntar-se a ele numa dobradinha Aprilia, mas então Martin, mesmo antes de cair, fez um 1:29 para liderar.


andardemoto.pt @ 27-10-2023 10:18:15 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP