MotoGP, 2023, Qatar - DiGiannantonio rei
Bagnaia a um passo do título
Fabio Di Giannantonio venceu pela primeira vez em MotoGP no
Qatar, enquanto Jorge Martin teve uma corrida desastrosa e perdeu muitos pontos
para Francesco Bagnaia.
andardemoto.pt @ 19-11-2023 19:13:00 - Paulo Araújo
Ao contrário do Sprint, Martin teve um mau arranque e baixou para o nono lugar, enquanto o rival pelo título Francesco Bagnaia passou de quarto para primeiro.
Martin recuperou, mas rapidamente ficou sob pressão de Maverick Viñales.
Brad Binder e Marc Márquez quase chocavam, com o piloto da KTM a passar agressivamente na segunda volta.
Um erro do companheiro de equipa Johann Zarco permitiu que Martin passasse para a sétima posição na terceira volta.
Usando a incrível velocidade de ponta da Ducati a seu favor, Martin ficou com a sexta posição de Marc Márquez, enquanto Bagnaia continuava a liderar à frente de Fabio Di Giannantonio.
Alex Márquez rapidamente seguiu o seu companheiro de equipa, passando Marini, o que permitiu a Binder chegar a terceiro a seguir com uma ultrapassagem a Márquez.
Espargaró cumpriu a sua penalidade pela altercação com Morbidelli, e abandonou a corrida pois na queda provocada por Oliveira tivera uma pequena fratura também.
À medida que a corrida avançava, Martin começou a perder cada vez mais terreno para os cinco pilotos à sua frente. Uma diferença de 1,3 segundos aumentou para mais de dois segundos no final da nona volta, enquanto a pressão de Viñales atrás aumentava.
A 11ª volta foi o início do fim das esperanças de Martin de um bom resultado.Viñales ultrapassou-o, antes de Marc Márquez fazer o mesmo apenas algumas curvas depois.
A situação foi de mal a pior para Martin, que foi despromovido para nono depois de Fabio Quartararo e Jack Miller terem passado em sucessão rápida.
Na frente, o grupo ficou reduzido a dois, com Bagnaia a não conseguir afastar-se de Di Giannantonio.
A quatro voltas do fim, Di Giannantonio finalmente conseguiu passar para a liderança, Bagnaia tentou responder na curva um, mas quase chocou com o piloto da Gresini, o que fez com que o atual campeão do mundo saísse da pista.
Com isso, Di Giannantonio garantiu uma vitória confortável à frente de Bagnaia e Marini. O Campeonato está por um fio, com Bagnaia agora 21 pontos à frente de Martin.
andardemoto.pt @ 19-11-2023 19:13:00 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP