MotoGP, 2023 - Dunlop despede-se do Mundial

Presente desde 1949

Embora o MotoGP de Valência este fim-de-semana ponha fim a uma presença contínua nas corridas de Grande Prémio que vem de 1949, a Dunlop reafirmou o seu compromisso com o motociclismo de nível de campeonato do mundo, elemento essencial do ADN da marca.  

andardemoto.pt @ 23-11-2023 16:30:06 - Paulo Araújo

A história de sucesso da Dunlop nas corridas de Grande Prémio contém um leque impressionante de destaques, incluindo:

Vencer o primeiro campeonato de 500 cc, em 1949, e dominar este campeonato nas décadas seguintes.

Vencer todos os Grandes Prémios dos Campeonatos do Mundo de 125/250, desde 1993 até à introdução das classes Moto3/Moto2.

Vencer mais de mais de 100 corridas consecutivas antes da introdução da classe Moto3 nos Grandes Prémios de 125.

Vencer todos os Grandes Prémios de 250, de abril de 1996 (Max Biaggi, Suzuka) até à introdução da classe Moto2, com pneus Dunlop. Foram 17 os Campeonatos do Mundo de 250 cc conquistados com pneus Dunlop.

Em 2008, Marco Simoncelli alcançou a 200ª vitória consecutiva da Dunlop num Grande Prémio de 250 cc.


A tecnologia transferida das corridas de Grande Prémio para os pneus hypersport da Dunlop inclui inovações como a cinta sem juntas Jointless Belt, o sistema de controlo de tensão da carcaça Carcass Tension Control, e a tecnologia de controlo de temperatura Heat Control Technology.

A Dunlop tem proporcionado uma melhoria permanente dos tempos por volta. No recente GP do Qatar, o tempo médio por volta do vencedor foi 5,5 segundos mais rápido do que na primeira corrida de Moto2 realizada no mesmo circuito. Tal significa que, após 18 voltas, o vencedor de 2023 (Fermin Aldeguer) teria ficado com uma incrível vantagem de 1 minuto e 38 segundos sobre o vencedor de 2010 (o falecido Shoya Tomizawa), o que sublinha o ritmo de desenvolvimento das motos e dos pneus neste período.

O comprometimento com o programa #RoadtoMotoGP trouxe tecnologia de pneus de nível de Campeonato do Mundo para as inovadoras iniciativas Talent Cups e JuniorGP da Dorna, e para o programa Red Bull Rookies.

A Dunlop apoiou as primeiras vitórias no Campeonato do Mundo de lendas da era moderna, como Valentino Rossi, Marc Márquez e Jorge Lorenzo.

Olhando para o futuro, a Dunlop tem planos interessantes para os desportos motorizados a nível internacional.

Tão recentemente como no mês passado, a Dunlop anunciou que seria o patrocinador principal, e fornecedor exclusivo de pneus, de todas as classes do Campionato Italiano Velocità (CIV), num acordo plurianual.

Nos palcos mundiais, a Dunlop é um parceiro orgulhoso do Campeonato do Mundo de Resistência (EWC), e do Campeonato do Mundo de Motocross (MXGP), em que a Dunlop é a escolha de fabricantes vencedores como Kawasaki, Husqvarna e BMW.

Wim Van Achter, Diretor da Dunlop Motorsport, declarou:

"Agradecemos a todos os nossos parceiros e equipas, à Dorna, à IRTA e aos nossos muitos amigos nos paddock dos Grandes Prémios, pelo seu apoio e cooperação ao longo de muitas décadas.”

“Estamos entusiasmados com os nossos planos para o futuro nesta modalidade. Tanto o EWC como o MXGP contam com uma competição aberta de pneus que permite à Dunlop demonstrar e desenvolver as mais recentes tecnologias em eventos de nível de Campeonato do Mundo. O nosso foco é vencer e desenvolver ao mais alto nível do desporto".


andardemoto.pt @ 23-11-2023 16:30:06 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP