MotoGP 2024, Teste Sepang - Acosta termina à frente

Dia 3 encurtado por chuva

O Shakedown de três dias em Sepang terminou mais cedo este sábado devido a uma tempestade tropical,  com Pedro Acosta o mais rápido dos presentes.  

andardemoto.pt @ 3-2-2024 10:17:50 - Paulo Araújo

Depois de impressionar nos dois dias anteriores, o atual campeão de Moto2 aparece na frente da tabela de tempos de MotoGP apesar da sua primeira queda na categoria rainha, na Curva 11, às 13:30.

Antes, os pilotos de teste da KTM Dani Pedrosa (acima) e Pol Espargaró marcaram o ritmo no primeiro e segundo dias.

Os pilotos da Honda e da Yamaha juntaram-se à ação no segundo dia, graças às novas regras de concessão, com o antigo campeão do mundo da Yamaha, Fabio Quartararo, a ser o segundo mais rápido (+0,283s) a seguir a Espargaró.

Acosta, no entanto, foi o mais rápido durante a maior parte do último dia, melhorando para um melhor tempo de 1:58,189.


Uma chuva ligeira começou a cair pouco antes das 15:00, mas rapidamente passou e os testes em seco foram retomados, com Acosta entre os que voltaram a sair, mas foi uma breve pausa, com trovoada e chuva torrencial a chegar às 16:30, terminando efetivamente o teste e confirmando Acosta como o mais rápido.

A aerodinâmica tem sido um grande ponto de discussão até agora nesta semana, incluindo novas ideias inovadoras da Aprilia (com a sua traseira "Batmobile"), KTM (asa do guarda-lamas dianteiro) e Ducati (que parece ter fundido as suas carenagens de 2023, combinando canais descendentes com um design de efeito de solo). 

De notar que, pelo lado da Aprilia, Lorenzo Savadori (ao lado) rodou com 6 iterações diferentes da RS-GP, fazendo prever algumas mudanças nas motos de Noale...


A Honda efetuou alterações radicais na sua RC213V, enquanto a Yamaha também tem vários pacotes aerodinâmicos disponíveis.

Agora libertadas do congelamento do design do motor, a Honda e a Yamaha também têm a liberdade de alterar motores  ao longo deste ano.

A ação em pista no Shakedown decorreu das 10 às 18 horas, e o teste oficial, com todos os pilotos de MotoGP de 2024, terá lugar já a seguir, de 6 a 8 de Fevereiro.


andardemoto.pt @ 3-2-2024 10:17:50 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP