MotoGP 2024, Teste Sepang - Miguel Oliveira comenta

"O ritmo melhorou"

Miguel Oliveira continuou a habituar-se à sua RS-GP24 no Teste de Sepang e vê melhorias na sua Aprilia, agora regida pela recente formação da Trackhouse.

andardemoto.pt @ 11-2-2024 14:05:43 - Paulo Araújo

Depois de três dias de testes intensivos, incluindo aquela estranha estrutura aero na traseira para recolher dados sobre o fluxo de ar, o dentista mais rápido do mundo não avançou muito: Miguel Oliveira ficou 1,3 segundos abaixo de Francesco Bagnaia e com o 18º lugar na tabela de tempos combinados do teste de Sepang, aquém das expectativas de muitos observadores.

A boa notícia é que este resultado não reflete o nível real de desempenho.

"É verdade que estou a ter problemas em fazer uma volta rápida, por isso temos de melhorar para sermos competitivos. Mas há boas razões para isso. Falhámos a janela de tempo certa para um ataque ao tempo na quinta-feira, chegámos demasiado tarde. Fizemos algumas alterações às afinações e rodámos com elas durante todo o dia para que eu pudesse compreender melhor a Aprilia. O nosso ritmo de corrida está melhor," assegurou o piloto da Caparica.

Embora Oliveira reconheça que fez progressos com a RS-GP24 em comparação com a mota do ano passado, ainda existem pontos fracos.

"Há potencial para melhorar, especialmente em termos de comportamento em curva a alta velocidade, que não consegui resolver em Sepang. Vamos resolver isso no Qatar."



Quando questionado pelos colegas da Speedweek sobre a Aprilia, que é mais difícil de manusear devido à maior força descendente e ao esforço físico associado, o piloto da Trackhouse comentou o seguinte:

"Depende sempre se o esforço corresponde ao tempo por volta, então está tudo bem. Se dermos o máximo mas não fizermos um bom tempo, ficamos frustrados. Não é esse o caso agora. O facto é que a Aprilia se tornou um pouco mais pesada, especialmente nas mudanças de direção rápidas. Mas vamos encontrar um bom compromisso."

"Fizemos algum trabalho com a eletrónica, especialmente com o controlo de tração, vejo uma boa base," disse o piloto português, que também tem de lidar com um salto tecnológico de dois anos, pois no ano passado, estava a utilizar o modelo de 2022 do fabricante de Noale.

"Agora tenho muito mais opções e ainda não experimentei todas. Há tanto para descobrir que podemos utilizar para nos tornarmos mais rápidos numa única volta. A moto, os pneus e a eletrónica, estes três componentes têm de se harmonizar para atingir esse objetivo."

Durante o teste de Sepang, foi também anunciado que Davide Brivio, um dos mais populares managers dos últimos anos, vai assumir o papel de Diretor de Equipa na Trackhouse. "Tê-lo a bordo é muito bom para a equipa," comentou Oliveira sobre a proeminente nova adição. "Reunimos um plantel forte e o papel do Davide é descobrir o que os pilotos precisam para se sentirem confortáveis. Estou ansioso por o conhecer."

andardemoto.pt @ 11-2-2024 14:05:43 - Paulo Araújo


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