MotoGP - Mercado de pilotos 2025

Os factos e os boatos

Nem a meio do campeonato de 2024, já muito se fala no de 2025, com lugares na grelha garantidos e outros nem por isso. Aqui está um resumo completo das contratações confirmadas e últimos rumores no que diz respeito à grelha de MotoGP do ano que vem.

andardemoto.pt @ 18-4-2024 11:11:00 - Paulo Araújo

Brad Binder

Brad Binder

Vamos começar com quem já foi confirmado e tem contrato assinado para 2025.
Brad Binder fechou um novo acordo com a KTM no final da temporada de 2023, que fará com que o sul-africano permaneça até 2026 com a marca austríaca. No início da temporada de 2024, a Ducati vinculou os serviços do atual Campeão do Mundo Francesco Bagnaia até 2026, enquanto também garantiu o futuro da estrela da Moto2, Fermin Aldeguer.

O Campeão do Mundo de 2021, Fabio Quartararo, comprometeu o seu futuro com a Yamaha por mais dois anos, por uma soma astronómica de 12 milhões, o que o torna o piloto mais bem pago na grelha atual, enquanto a marca japonesa aposta no seu projeto de reconstrução. 

Enquanto isso a Honda tem Luca Marini e Johann Zarco presos até o final da temporada de 2025.

Ducati

A maioria dos pilotos fica sem contrato no final da atual temporada, e alguns estão em duelo direto pelos cobiçados lugares de fábrica. O maior lugar em disputa é o parceiro de Bagnaia na equipa de fábrica da Ducati a partir de 2025, com o titular Enea Bastianini a renovar a rivalidade com Jorge Martin (Ducati Prima Pramac) pelas honras de fábrica.

O vice-campeão do ano passado já deixou as suas intenções claras mais do que uma vez este ano, com o espanhol a exigir um lugar de fábrica, mas ainda não se sabe se a bordo de uma Desmosedici ou noutro lugar.


O oito-vezes campeão do mundo Marc Márquez também está no baralho, para já com um contrato com a Gresini Racing até ao final de 2024, não se sabendo qual será a sua preferência futura enquanto continua a aclimatar-se à GP23.
Para Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio, o futuro da equipa VR46 terá de ser resolvido antes de saberem em que moto vão correr em 2025, e ainda há poucas indicações sobre onde Franco Morbidelli (Ducati Prima Pramac) e Alex Márquez (Ducati Gresini) vão estar na próxima época.

Aprilia

Uma das questões que persistem na fábrica de Noale é se Aleix Espargaró vai optar por pendurar as botas no final da época. O piloto de 34 anos é o homem mais velho da grelha, mas tal como um bom vinho, tem produzido algumas performances vintage nos seus últimos anos. O três-vezes vencedor declarou anteriormente que a decisão está nas suas mãos.

Do outro lado da boxe, Maverick Viñales está a tentar assegurar um contrato para 2025, e desempenhos como a recente vitória no GP das Américas devem reforçar a sua causa.

Na Trackhouse Racing, o futuro de Miguel Oliveira e Raul Fernández está no ar enquanto continuam a ajudar a equipa americana a integrar-se no MotoGP. Já muitos críticos de bancada dizem que Miguel ficará apeado, mas o único português no Mundial continua a ser um dos pilotos com mais vitórias e decerto o seu conjunto de capacidades, com progresso gradual mais do que resultados explosivos, será ainda apelativo para várias marcas.



KTM

Um lugar de fábrica ao lado de Binder para 2025 está em aberto e, tal como as coisas estão, parece uma disputa direta entre Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) e Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) por um lugar ao lado do sul-africano. Nem vale a pena mencionar qual dos dois tem exibido maior potencial, pelo que o lugar de Miller pode efectivamente estar em risco, mas por outro lado, ele é o único Australiano na grelha e espanhóis não faltam…

O futuro de Augusto Fernández também está indeciso na GASGAS Tech3.

Yamaha

Alex Rins, seis vezes vencedor, compete ao lado de Quartararo na equipa de fábrica da Yamaha, depois de se ter juntado à Honda na época passada. O espanhol tem um contrato de um ano mas dificilmente a marca irá arranjar um melhor candidato para secundar o Francês.


andardemoto.pt @ 18-4-2024 11:11:00 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP