MotoGP 2024 - Agora é o Grande Prémio da Índia cancelado

Buddh fora do Calendário

O GP da Índia de MotoGP deverá ser cancelado, de acordo com informações surgidas após o Grande Prémio de França do passado fim-de-semana.

andardemoto.pt @ 15-5-2024 08:43:42 - Paulo Araújo

Relatos vindos do paddock de MotoGP após o Grande Prémio de França em Le Mans, no passado fim-de-semana, sugerem que quase garantidamente, o GP da Índia será cancelado.

Segundo alguns meios, a corrida no Circuito Internacional de Buddh, agendada para 19-22 de setembro, será cancelada devido à falta de pagamento atempado pelo promotor local Fairview Sports “a certos fornecedores, incluindo a Dorna”.

No entanto, o número de provas do calendário permanecerá o mesmo que já era, uma vez que o recentemente adiado Grande Prémio do Cazaquistão irá, alegadamente, tomar o lugar da Índia no calendário, na mesma data de 19-22 de setembro.

A vaga da corrida do Cazaquistão no calendário de 2024 foi anteriormente considerada perdida quando a prova foi adiada devido às inundações na Ásia Central no início deste mês, tal a concentração de provas no calendário na segunda metade da época de MotoGP deste ano.


O calendário de 2024 do MotoGP foi originalmente programado para um recorde de 22 corridas, mas a instabilidade económica na Argentina fez com que primeiro a corrida em Termas de Rio Hondo fosse cancelada antes do início da época, reduzindo o calendário para 21 corridas. O cancelamento da Índia, mesmo que seja substituída pelo Cazaquistão, fará com que o calendário do MotoGP seja novamente reduzido para 20 corridas.

O MotoGP fez a sua estreia na Índia no ano passado. O Circuito Internacional de Buddh foi muito popular entre os pilotos, devido ao seu traçado ondulante e fluido, apesar de algumas preocupações iniciais sobre as áreas de saída de pista.

Com oito curvas à direita e cinco à esquerda, o circuito tem uma reta de trás com 1,06 km de comprimento, dividida em duas partes. A primeira é em descida, ajudando os pilotos a atingir aceleração máxima, enquanto a segunda é em subida e permite-lhes travar tarde, mantendo a velocidade máxima.

A Índia, já o país mas populoso do planeta, é vista como um mercado chave para o MotoGP, porque é o maior mercado de motos do mundo e situa-se no Sul da Ásia, uma região onde a popularidade das motos é especialmente elevada.



andardemoto.pt @ 15-5-2024 08:43:42 - Paulo Araújo


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