Paula Kota

Paula Kota

OPINIÃO

Miss Moto Maroc

March Moto Madness – Ninguém as trava

SIM, existe um Moto Clube, exclusivamente feminino, no mundo árabe. Chama-se “Miss Moto Maroc” e nasceu há cerca de 8 anos pela mão de uma Mulher Motociclista, Dalila Mosbah, senhora veterana no desafio das tradições.

andardemoto.pt @ 27-5-2019 14:43:40 - Paula Kota

Tudo começou após uma viagem pela Route 66 onde ficou admirada por ver tantas mulheres a conduzir motos. Perguntou-se porque não em Marrocos. E aconteceu. Reuniu um pequeno grupo de mulheres e fundou o Moto Clube. Lembro-me em 2012 de a acompanhar pela Medina de Casablanca à procura dos melhores preços para encomendar os coletes de cabedal. De brilho nos olhos, discutia o modelo, as medidas, onde coser o símbolo. Os artesãos olhavam com surpresa e admiração.

Hoje são já duas dezenas de mulheres que rolam pelas estradas de Marrocos, ostentando orgulhosamente o emblema de Miss Moto Maroc, até à data o único Clube Oficial Feminino no continente Africano e mesmo no mundo islâmico. A Dalila é presença assídua em programas de rádio e de televisão onde tenta mudar as mentalidades e mostrar que são inevitáveis as novas gerações de mulheres modernas em Marrocos.

Faz questão de organizar um encontro de motociclistas por altura do dia Internacional dos direitos da Mulher. Este ano, o evento anual “March Moto Madness” decorreu em Marrakesh entre 15 e 17 de março, na sua 8ª edição. Decidi que era este o ano que iria voltar a participar e dar o meu apoio a estas mulheres.

Num resort à saída de Marrakesh juntaram-se centenas de motociclistas, mulheres e homens. Sim, eles também lá estão. São maridos, irmãos, amigos, que vão dar o seu apoio. É lindo de e ver. Conheci algumas mulheres que foram de longe (Grécia, Lituânia, Espanha …) e foi fantástico trocar experiências. O sentimento era comum: dar força à Dalila.

O ponto alto do encontro é sempre a Parada pelas avenidas de Marrakesh. Centenas de motos a desfilar perante a admiração de todos. O próprio governador da região lá estava a dar o seu apoio.


SIM, Mulheres Motociclistas têm um papel importantíssimo na causa da igualdade de género. Em Marrocos estão a conseguir.

Go Girls!!!

Paula Kota


Outros artigos da Paula Kota:

andardemoto.pt @ 27-5-2019 14:43:40 - Paula Kota